Utilização de metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa em saúde com uso de óleos essenciais e massagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15107

Palavras-chave:

Educação em saúde, Aromaterapia, Massagem, Humanização da assistência

Resumo

O emprego de metodologias ativas no ensino superior na área de saúde possibilita que os estudantes alcancem maior protagonismo no desenvolvimento de ações em saúde. Nesse contexto, este estudo objetivou relatar a experiência do uso da metodologia da Problematização com apoio do Arco de Maguerez no curso de graduação em Enfermagem. A experiência se deu com 12 alunos de uma instituição de ensino superior pública. No retorno às aulas presenciais, foram realizadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipóteses de solução; 5. Aplicação à realidade.  A vivência resultou no desenvolvimento de uma ação educativa intitulada “Desatando nós”. Tal ação educativa focou na integralidade da assistência e agregou a todos envolvidos conhecimentos de métodos alternativos para a promoção e para a prevenção de agravos da saúde mental e física por meio do uso dos óleos essenciais e da massagem relaxante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Carolina Furquim de. CHECHETTO, Fatima. O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade – Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, n. 2, Itapeva, Brasil, 2020.

ANDRADE, Maria Darc Gonçalves. PEREIRA, Maria Marcilene Vieira de Jesus. SILVA, Patrícia Pegoraro Merêncio da Silva. PEREIRA, Renata Junqueira. Benefícios Físicos e Mentais da Massagem Terapêutica – Centro Científico Conhecer, v.17, n.32, p. 134, Goiânia, Brasil, 2020.

BORGES, Ingred Naurah Almeida Sena. Et al. Efeito da Massagem de Aromaterapia com

Óleo Essencial de Lavanda: Revisão Integrativa – Id On-line Revista Multiprofissional de Psicologia, v. 14, n. 51, p. 121-131, Vitória da Conquista, Brasil, 2020.

BORDENAVE, Juan Díaz. PEREIRA, Adair Martins. A estratégia de ensino-aprendizagem – Vozes, 26ª ed, Petrópolis, Brasil, 2005.

CARDOSO, Hilda Couto Wink. MARIN, Daiana Ribeiro. BARROS, Neuza Buiguinati. LUGTENBURG, Celina A. Bertoni. Lavandula angustifolia: uso da aromaterapia por massagem com óleo essencial de lavanda em várias patologias – Brazilian Journal of Development, v.7, n.5, p. 46320-46340, Porto Velho, Brasil, 2021.

CLAPIS, Maria José. MARQUES, Estefânia Andréia. CORRÊA, Adriana Katia. SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. BORBA, Kátia Pereira de. Metodologia da problematização no ensino de atenção primária à saúde – Revista Brasileira de Enfermagem, ed. 71, p. 1768-1774, Ribeirão Preto, Brasil, 2018.

FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Mata. CARMONA, Elenice Valentim. SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda. MECENA, Elizane Henrique de. Uso da metodologia da problematização com

o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico – Revista Portuguesa de Educação, ed. 29, p. 229-258, Campinas, Brasil, 2016.

KUREBAYASHI, Leonice Fumiko Sato. et al. Massagem e Reiki para redução de estresse e ansiedade: Ensaio Clínico Randomizado – Revista Latino-Americana de Enfermagem, ed: 2834, v. 24, São Paulo, Brasil, 2016.

MACHADO, Carolina Oliveira Silva. SILVA, Débora Parreiras da. Aromaterapia no tratamento da ansiedade – Revista Saúde em Foco – ed. 11, p.1234 – 1245, Itajubá, Brasil, 2019.

MANAKATT, Bushra M. et al. Virtual learning experiences in population health nursing course during the COVID-19 pandemic – International Nursing Review, v. 68, n. 4, p. 557-562, Galveston, United States of America, 2021.

MERHY, Emerson Elias. BERTUSSI, Débora Cristina, SANTOS, Mara Lisiane de Moraes dos. ROSA, Nathalia Silva Fontana. Pandemia, Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva: com-posições e aberturas para mundos outros – Interface, n. 26, Botucatu, Brasil, 2022.

MONTIBELER, Juliana. et al. Efetividade da massagem com aromaterapia no estresse da

equipe de enfermagem do centro cirúrgico: estudo-piloto – Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, n. 53, ed. 03348, São Paulo, 2018.

SILVA, Ilisdayne Thallita Soares. et al. O uso da aromaterapia no contexto da enfermagem: uma revisão integrativa – Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 22, n. 59677, p. 1-12, Rio Grande do Norte, Brasil, 2020.

SILVA, Patrícia Costa dos Santos da. et al. University Extension Project as a Health Promotion Instrument during the Covid-19 Pandemic – International Journal for Innovation Education and Research, v. 9, n. 7, p. 295–304, Dhaka, Bangladesh, 2021.

Downloads

Publicado

01-03-2023

Como Citar

PIRES JUNIOR, I. A., GOMES, A. J. F., SEGATO, D. F., FERNANDES, M. M., CAMPOS, M. A., VITAL, I. A., TIBURCIO, A. G., FERNANDES, C. M., RAMOS, G. S. A., VICTOR, S. A. B., BARBOSA, D. L., LUCIANO, R. C. B., & SILVA, P. C. dos S. da. (2023). Utilização de metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa em saúde com uso de óleos essenciais e massagem. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15107

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)