Metodologia da problematização na educação em saúde sobre alimentação e imunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.15055

Palavras-chave:

Dieta, Imunidade, Enfermagem, Educação em saúde

Resumo

A metodologia de ensino, baseada na problematização, consiste em elencar situações-problema para que os alunos busquem, de forma autônoma, possíveis resoluções, tendo como principal objetivo a formação de profissionais mais críticos e com perfil para mudar a realidade. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo relatar a experiência do uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, na educação em saúde, sobre alimentação saudável e imunidade no curso de enfermagem. Diante da realização da ação educativa, houve, de início, a preparação dos discentes baseando-se no conhecimento científico a fim de que houvesse a troca de saberes com a comunidade. A realização da ação educativa deu a oportunidade para os futuros enfermeiros atuarem junto às pessoas em salas de espera. Logo, essa atividade foi importante para agregar conhecimentos e, além disso, para contribuir na capacidade de planejamento e de execução no que concerne à ação educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo VITORINO, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Lais Carvalho dos SantoS IVATA, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Nicole Silva NUNES, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Julia Souza MARTINS, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Maria Carolina Marques PEREIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Pollyana dos Santos MESQUITA, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Maria Giulia Costa de OLIVEIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Larissa Bezerra de ALMEIDA, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Leonam Barbosa de MORAES, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Patrícia Costa dos Santos da SILVA, Universidade Federal de Uberlândia

Professora doutora do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Tiago Marciano RODRIGUES, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmico do curso de Enfermagem. FAMED/UFU.

Referências

AMORIM, Jussilene A.; OLIVEIRA, Neusa C. C. A.; SANTOS, Juliane M. dos; BARBOSA, Suelen R.; OLIVEIRA, Mireli S.; BRITO, Viviane P.; SILVA, Jamielli D. B.; GENTIL, Laiane M. F.; SANTOS, Mirella R. F. S.; SOARES, Francisco E. C.; SOUSA, Edenilson de; MELO, Juliana S. Melo; ALENCAR, Wendesson G. de; FONTENELLE, Larissa Cristina. Ação anti-inflamatória da própolis. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Editora Pasteur, PR, Brasil), p. 208, 2020.

BORDENAVE, Juan Díaz.; PEREIRA, Adair Martins. A estratégia de ensino-aprendizagem. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

CRUZ, Fernanda. Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável. 23 maio 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-05/pesquisa-mostra-que-80-dos-brasileiros-buscam-alimentacao-saudavel. Acesso em: 27 Jul. 2022.

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de saúde pública, v. 20, p. 780-788, 2004.

DE OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra; DE ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson. Extensão universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, v. 17, n. 1, p. 19-24, 2015.

FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Maia; CARMONA, Elenice Valentim; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda; MECENA, Elizane Henrique de. Uso da metodologia da problematização como Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 229-258, 2016.

MANAKATT, Bushra M.; CARSON, Zachary W.; PENTON, Rebekah L.;DEMELLO, Annalyn S. Virtual learning experiences in population health nursing course during the COVID?19 pandemic. International Nursing Review, v. 68, n. 4, p. 557-562, 2021.

MARTINS, Luiza Helena da Silva. O impacto das fake news envolvendo alimentos industrializados no Brasil - uma abordagem teórica. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 48, p. 185, 1 jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rts.v17n48.11910. Acesso em: 24 Jul. 2022.

MELO, Manuela Costa; BOECKMANN, Lara Mabelle Milfont; COSTA, Arlete Rodrigues Chagas da; MOURA, Ana Socorro de; GUILHEM, Dirce. Aprendizagem baseada na problematização: utilizando o arco de Maguerez na graduação de enfermagem. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, n. 1, p. 247-259, 2016.

NEGRÃO, Maria de Lourdes Barbosa; SILVA, Patrícia Costa dos Santos da; PARAIZO, Camila Maria Silva; GOMES, Roberta Garcia; DÁZIO, Eliza Maria Rezende; REZENDE, Eliane Garcia; RESCK, Zélia Marilda Rodrigues; FAVA, Silvana Maria Coelho Leite. The waiting room: potential for people with arterial hypertension to learn. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 2930-2937, 2018.

SILVEIRA, Marcelo Augusto Duarte; TELES, Flávio; BERRETTA, Andressa A.; SANCHES, Talita R.; RODRIGUES, Camila Eleutério; SEGURO, Antonio Carlos; ANDRADE, Lúcia. Effects of Brazilian green propolis on proteinuria and renal function in patients with chronic kidney disease: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. BMC nephrology, v. 20, n. 1, p. 1-12, 2019.

WESTERDAHL, Frida; CARLSON, Elisabeth; WENNICK, Anne; BORGLIN, Gunilla. Bachelor nursing students acute accent and their educators acute accent experiences of teaching strategies targeting critical thinking: A scoping review. Nurse Education in Practice, v. 63, 2022.

WHIFFIN, Charlotte Jane; HASSELDER, Alison. Making the link between critical appraisal, thinking and analysis. British Journal of Nursing, v. 22, n. 14, p. 831-835, 2013.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

VITORINO, E., IVATA, L. C. dos S., NUNES, N. S., MARTINS, J. S., PEREIRA, M. C. M., MESQUITA, P. dos S., OLIVEIRA, M. G. C. de, ALMEIDA, L. B. de, MORAES, L. B. de, SILVA, P. C. dos S. da, & RODRIGUES, T. M. (2022). Metodologia da problematização na educação em saúde sobre alimentação e imunidade. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.15055

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)