Metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa sobre infecções vulvovaginais
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17149Palavras-chave:
Educação em saúde, Promoção da saúde, Educação em enfermagem, Infecções genitais, Saúde da mulherResumo
As infecções vulvovaginais representam uma das doenças mais comuns nos consultórios ginecológicos. Dentre as queixas mais recorrentes, estão os corrimentos vaginais causados por infecções como candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Sendo assim, o objetivo é descrever a experiência dos alunos de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro com a utilização da metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa. Tal ação foi desenvolvida pelos
alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar II. A ação educativa sobre infecções vulvovaginais realizada em 2019, foi planejada a partir do Arco de Maguerez e implementada em um ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia focada nas mulheres como público-alvo. A metodologia da problematização propiciou o trabalho em equipe, incentivou a pesquisa, o protagonismo dos estudantes na busca por soluções que contribuíram na construção do conhecimento sobre infecções vulvovaginais.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Denise Maria Almeida; SILVA, Maria Alexsandra; VILELA, Rosana Quintella B. Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Portal: Saúde e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 371–379, 2017.
CALIL, Luciane Noal; BUFFON, Andréia; MEZZARI, Adelina. Diagnóstico e orientações preventivas nas infecções cervico-vaginais e no câncer cervical. Revista de Ciências Médicas, v. 25, n. 1, p. 33–40, 2016.
CALIXTO, Ana Teresa de C.; SILVA, Hérica M. M.; BAPTISTA, Izabela V. D.; ISOLANI, Luiza F.; SILVA, Daniela Carla Medeiros. Sala de espera: uma proposta para educação em saúde. Sinapse Múltipla, v. 7, n. 2, p. 188-195, 2018.
CAMPOS, Francisco Carlos Cardoso de; FARIA, Horácio Pereira de; SANTOS, Max André dos. Planejamento e avaliação das ações em saúde. 2 ed. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2010, 114p.
FELICIANO, Welinton Luis Lima; LANZA, Leni Boghossiam; PINTO, Viviane Aparecida Bueno. As representações sociais dos usuários dos serviços de saúde sobre o homem na enfermagem. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 15–21, 2019.
FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Mata; MECENA, Elizane Henrique de; CARMONA, Elenice Valentim; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista
Portuguesa de Educação, v. 29, n. 1, p. 229–258, 2016.
HERMIDA, Patrícia Madalena Vieira; BARBOSA, Sarah Soares; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schulter Buss. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, n. 4, p. 683–691, 2015.
KAIM, Maiara; ANTUNES, Gabriéli Aparecida; COMPARSI, Bruna. Aprendizagem Baseada em problemas e projetos na formação em saúde da Faculdade de CNEC Santo Ângelo. Revista CNEC Educação, Santo Ângelo, v. 2, n. 1, p. 112-125, 2019.
LEITE, Kamilla Nethielly Souza; NASCIMENTO, Ana Karoline de Freitas; SOUZA, Talita Araujo de; SOUSA, Milena Nunes Alves de. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da saúde: revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 25, n. 2, p. 133-144, 2021.
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 61, p. 421–434, 2017.
MACIAZEKI-GOMES, Rita de Cássia; SOUZA, Carolina Duarte de; BAGGIO, Lissandra; WACHS, Felipe. O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da educação popular em saúde: possibilidades e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 5, p. 1637-1646, 2016.
OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de; SILVA, Maria Leonor Paiva da. Percepção dos acadêmicos em relação às dificuldades no desenvolvimento de projetos de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 2, p. 18-25, 2016.
ROCHA, Chayene Aguiar; BASTOS, Shyrlaine Honda; PONTES, Jéssica Aparecida Rolim; BARROS, Mayara Cristina; CRUZ, Maria Goreti Silva; HORTA, Ana Lucia Moraes. Educação em saúde: autocuidado relacionado a sexualidade em adolescentes da educação básica. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, p. 435-444, 2019.
SANTOS, Wendel Souza. Andragogia e a educação de idosos, jovens e adultos. Alumni-Revista Discente da UNIABEU, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 38-41, 2016.
SCHMIT, Rodolfo Augusto. Andragogia como fundamento e instrumento de educação e orientação aos adultos. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v.5, n. 1, p. 68-83, 2016.
VASCONCELOS, Clara Nina Eto de; SILVA, Natália Nitsa Pereira; BATISTA, Paula Neiva; KALIL, José Helvécio. Estudo comparativo entre terapia oral e local no tratamento de corrimentos vaginais: candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR,v. 15, n. 1, p. 123-128, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.