Metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa sobre infecções vulvovaginais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17149

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Educação em enfermagem, Infecções genitais, Saúde da mulher

Resumo

As infecções vulvovaginais representam uma das doenças mais comuns nos consultórios ginecológicos. Dentre as queixas mais recorrentes, estão os corrimentos vaginais causados por infecções como candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. Sendo assim, o objetivo é descrever a experiência dos alunos de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro com a utilização da metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa. Tal ação foi desenvolvida pelos
alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar II. A ação educativa sobre infecções vulvovaginais realizada em 2019, foi planejada a partir do Arco de Maguerez e implementada em um ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia focada nas mulheres como público-alvo. A metodologia da problematização propiciou o trabalho em equipe, incentivou a pesquisa, o protagonismo dos estudantes na busca por soluções que contribuíram na construção do conhecimento sobre infecções vulvovaginais.

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Referências

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

TERRA, B. E. da C., PANZO, L. C. S., ALVIM, G. F. N., SILVA, R. V. N. S., SILVA, J. G. M., MARQUEZ, I. S., MENDES-RODRIGUES, C., & SILVA, P. C. dos S. da. (2024). Metodologia da problematização no desenvolvimento de uma ação educativa sobre infecções vulvovaginais. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17149

Edição

Seção

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