“Colônia com ciência”: a colônia de férias como estratégia de ensino de ciências e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.17472

Palavras-chave:

Atividades extracurriculares, Ensino-aprendizagem, Ensino não formal, Popularização da ciência

Resumo

Atividades extracurriculares fortalecem o papel social da universidade e promovem a troca de conhecimentos com a comunidade. Neste relato de experiência discutimos as atividades de duas colônias de férias realizadas com alunos dos 7º e 8º anos do ensino fundamental, em janeiro/2015 e julho/2016. As atividades incluíram visitas a museus e espaços de ciência, realização de experimentos, trilhas e gincana. Ao promover a integração, as colônias facilitaram a compreensão de conteúdos de ciências e o estabelecimento de relações de amizade entre os participantes. A maioria dos alunos avaliou as atividades como “excelentes” ou “ótimas” e demonstrou interesse em participar de iniciativas futuras. Os monitores afirmaram que participar das colônias foi uma experiência enriquecedora, com destaque à importância do trabalho em grupo. Os resultados sugerem que atividades fora do ambiente escolar são eficazes e promovem uma educação mais envolvente, além de enriquecer a formação de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Carmem Simone do Nascimento. A integração dos jogos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem: Recurso à aquisição na linguagem oral dos alunos nas séries iniciais. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 4, n. 3, p. 868-876, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF110518versaofinal. Acesso em: 30 set. 2023.

CAMILO, Cíntia Moralles; GRAFFUNDER, Karine Gehrke. Mapeamento das contribuições de atividades experimentais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.14, p. 215-230, 2021.

DORRÍO, Benit. Vazquez; VIEITES, Antonio Rúa Actividades manipulativas para el aprendizaje de la Física. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 42, n. 7, p. 1-15, 2007.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez Editora, 2017.

KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa. Observatório da Educação, 2009.

OLIVEIRA, Roni Ivan Rocha de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo. A. Educação formal fora da sala de aula – olhares sobre o ensino de ciências utilizando espaços não formais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, 2009. 10.13140/2.1.5178.4642.

SEBASTIANY, Ana Paula.; PIZZATO, Michelle Camara; DEL PINO, José Cláudio; SALGADO, Tania Denise Miskinis. Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 5, n.2, p. 69-98, 2012.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 133-147. 2004.

SILVA, Débora Alice Machado da. Colônia de férias temática: fundamentando a ação a partir das contribuições de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2008.

SILVA, Silvio Ricardo da; BRETAS, Poliana; CALDAS, Carolina Drumond Porto Carreiro. Colônia de férias: uma experiência de formação. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 93-102, 2013.

Downloads

Publicado

28-12-2023

Como Citar

TAVARES, M. G., ARAÚJO, J. M., & TRAVENZOLI, N. M. (2023). “Colônia com ciência”: a colônia de férias como estratégia de ensino de ciências e formação docente. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.17472

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)