A universidade e a comunidade sem fronteiras: relato de experiência de atividade realizada com adultos e idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18922

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Instituição de longa permanência para idosos, Arteterapia

Resumo

A extensão universitária cumpre um papel crucial na construção de pontes entre a academia e a sociedade, promovendo a troca entre o conhecimento científico e o popular, a inclusão social e o desenvolvimento humano. Objetivou-se relatar a experiência de intervenção com idosos institucionalizados e com adultos cuidadores, por meio de atividades lúdicas, de forma a contribuir com o resgate da autoestima, memória, comunicação e interação social. O estudo descritivo apresenta a vivência das autoras no âmbito do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso. Pela realização das atividades, experienciou-se que houve avanço significativo na autoestima e na socialização dos/das participantes. O projeto é um exemplo concreto de como as iniciativas extensionistas podem promover mudanças positivas, tanto nos indivíduos atendidos quanto nos acadêmicos, promovendo a reflexão sobre os problemas sociais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

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Biografia do Autor

Anna Victória Maurer RAVAGLIO, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Biomedicina pela Faculdades Pequeno Príncipe (2012). Possui experiência na área de Acupuntura. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7133440178694537

 

Natalia FERREIRA, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduação em Engenharia Petrolífera no departamento Petroleum of Studies e faculdade de Petroleum Engeneering.  Dili Institute of Technology, Dili, Timor-Leste. (2015 – 2019). Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. Tema do Projeto: Saneamento Básico No Timor-Leste E Sua Relação Com As Doenças Mais Prevalentes: Orientações Para O Ensino Em Saúde

Julia Ciola KAPFENBERGER, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduanda do curso de graduação em Medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Atualmente é acadêmica-ligante na Liga Acadêmica de Anestesiologia do Complexo Hospitalar do Trabalhador, extensionista do Projeto de Extensão "Educar para prevenir: Saúde do Idoso" desenvolvido pela FPP e participante do Programa de Iniciação Científica no projeto "Ensino em Segurança ao Paciente"

Maria Cecilia Da Lozzo GARBELINI, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFPR e Doutora em Ciências pela USP. Professora titular das FPP. Orientadora no programa de mestrado Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa das FPP. Coordenadora do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2573131399206676

Leide da Conceição SANCHES, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Ciências Sociais e em Direito pela PUCPR. Mestre e Doutora em Sociologia pela UFPR. Professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas FPP. Professora visitante do ISFIT em Timor Leste. Coordenadora do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4038558959541958

 

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Publicado

04-12-2024

Como Citar

RAVAGLIO, A. V. M., FERREIRA, N., KAPFENBERGER, J. C., GARBELINI, M. C. D. L., & SANCHES, L. da C. (2024). A universidade e a comunidade sem fronteiras: relato de experiência de atividade realizada com adultos e idosos. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18922

Edição

Seção

Relatos de Experiência