A universidade e a comunidade sem fronteiras: relato de experiência de atividade realizada com adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18922Palavras-chave:
Promoção da saúde, Instituição de longa permanência para idosos, ArteterapiaResumo
A extensão universitária cumpre um papel crucial na construção de pontes entre a academia e a sociedade, promovendo a troca entre o conhecimento científico e o popular, a inclusão social e o desenvolvimento humano. Objetivou-se relatar a experiência de intervenção com idosos institucionalizados e com adultos cuidadores, por meio de atividades lúdicas, de forma a contribuir com o resgate da autoestima, memória, comunicação e interação social. O estudo descritivo apresenta a vivência das autoras no âmbito do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso. Pela realização das atividades, experienciou-se que houve avanço significativo na autoestima e na socialização dos/das participantes. O projeto é um exemplo concreto de como as iniciativas extensionistas podem promover mudanças positivas, tanto nos indivíduos atendidos quanto nos acadêmicos, promovendo a reflexão sobre os problemas sociais e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 971, de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
JARDIM, Viviane Cristina Fonseca da Silva; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro; VASCONCELOS, Célia Maria Ribeiro de; POTTES, Fábia Alexandra Alves; ROCHA, Karyanna Alves de Alencar; MEDEIROS, Eduarda Gayoso Meira Suassuna de. Contribuições da arteterapia para promoção da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, [s.l.], v. 23, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-22562020023.200173.
LEE, Su Hyeon; JEON, Yerim; HUANG, Ching Wem; CHEON, Chunhoo; KO, Seong Gyu. Qigong and Tai Chi on human health: an overview of systematic reviews. The American Journal of Chinese Medicine, [s.l.], v. 50, n. 8, p. 1995-2010, 2022. DOI: 10.1142/S0192415X22500859.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, [s.l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
PAIM, Jairnilson Silva. A situação de saúde no Brasil e os modelos assistenciais. In: SBPC. 4ª Reunião Especial da SBPC – “Semi-árido: no terceiro milênio, ainda um desafio”. XI Jornada Universitária da UEFS. 24 a 28 de novembro de 1996. Feira de Santana, Bahia. Anais, 1996. Disponível em: https://sbpcacervodigital.org.br/server/api/core/bitstreams/4b7b3e7a-ac51-4174-aae2-45a288e06f1f/content. Acesso em: 29 de nov. 2024.
REIS, Alice Casanova dos. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, [s.l.], v. 34, n. 2, p. 142-157, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932014000100011.
SILVA, Luiz Alberto Ruiz da; COSTA, Paulo Ramsés da; SALES, Cibele de Moura; PIVETA JUNIOR, Orides; RENOVATO, Rogério Dias. O Arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Cientificas – Educação, Aracaju, v. 8, n.3, p. 41-54, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54.
TONETI, Bruna Francielle; BARBOSA, Rafael Fernando Mendes; MANO, Leandro Yukio; SAWADA, Luana Okino; OLIVEIRA, Igor Goulart de Oliveira; SAWADA, Namie Okino. Benefícios do Qigong como prática integrativa e complementar para a saúde: revisão sistemática. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 28, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3718.3317.
VILLARDI, Marina Lemos; CYRINO, Eliana Goldfarb; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Mudança de paradigma no ensino superior em saúde e as metodologias problematizadoras. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Editora UNESP, p. 23-44, 2015. ISBN 978-85-7983-662-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.