Produção de chips de inhame e sua aceitação pela comunidade
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19646Palavras-chave:
Beneficiamento, Técnicas de secagem, Oficina, AlimentosResumo
A extensão universitária tem ganhado cada vez mais espaço no meio acadêmico por sua conexão com a comunidade e necessidade da utilização de conhecimentos multidisciplinares para o desenvolvimento de técnicas extensionistas. Portanto, este relato descreve as atividades de pesquisa para o desenvolvimento de metodologia de produção de chips de inhame (Colocasia esculenta), pelo método de secagem em estufa de circulação forçada e posterior fritura em airfryer, e apresentação deles à comunidade externa por meio de oficina aberta na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, com isso, avaliamos a aceitação do produto por variados públicos para além da agregação de valor, alcançar o crescente mercado de alimentos e snacks saudáveis e consequentemente torná-lo gerador de renda para os produtores agrícolas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. – Brasília: Mapa/ACS, 2009.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014a. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e da? outras providências. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2018
CIPP. WordSense Dictionary, 2023.
EMBRAPA. Portfólio integração lavoura-pecuária-floresta: intensificação sustentável da produção agropecuária. 2021.
LANA, Milza Moreira; TAVARES, Selma Aparecida. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.
MEI WEI. A história que ainda não te contaram sobre as batatas chips, 2023.
MONTE-GUEDES, Cinthia Karla Rodrigues do; GUEDES, Andrei Felipe Loureiro do Monte; STAMFORD, Thayza Cristina Montenegro; STAMFORD, Tânia Lúcia Montenegro. Inhame (Dioscorea sp.): alimento funcional? Revista Brasileira de Plantas Medicinais, vol. 21, nº 4, p. 290-299, 2019.
NASCIMENTO, Elisamara Caldeira; GENUNCIO, Glaucio da Cruz. Posicionamento do Brasil na produção de inhame. Campo e negócios online, 2022.
SANTOS, João Batista da Silva; ALMEIDA, Jaqueline Maria de; AZEREDO, Liz Daiana Tito; DIAS, Aline Peixoto Vilaça; LUQUETTI, Eliana Crispim França. Importância da curricularização da extensão no processo de formação discente. Revista Philologus. Rio de Janeiro, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.