Fracasso escolar no Ensino Médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Ensino médio, Escola do campo, Exclusão social, Inclusão escolar

Resumo

A educação no Brasil enfrenta diversos problemas, dentre eles, o fracasso escolar no Ensino Médio, cujas dimensões causam preocupação na comunidade escolar. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes e de professores do Ensino Médio da Unidade Escolar José Rodrigues da Silva sobre o fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o questionário como técnica e instrumento de produção dos dados, junto aos estudantes; e de conversas informais, junto aos professores. Os resultados, a partir das vozes de estudantes e de professores, apontam que as causas e as razões do abandono e da reprovação escolar estão diretamente ligadas ao fracasso escolar. Este, então, é um fenômeno multifacetado, resultado dos reflexos da sociedade brasileira, marcada pelas desigualdades educacionais que repercutem negativamente no acesso e no sucesso dos alunos, imperando, ainda, a lógica da exclusão social, necessitando, portanto, da edificação de discursos e práticas de inclusão social, sobretudo, em escolas do campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Renato LIMA, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP) e Informática na Educação (IFMA). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de educação e de linguagem, dentre eles, a autoria de: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramentos sociais; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Assistente (substituto) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotado na Coordenação do Curso de Letras - Português, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Campus Poeta Torquato Neto. Professor Formador I (coordenador de disciplinas) do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação.

http://lattes.cnpq.br/3152885404404790

Raimunda Alves MELO, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Jilton Vitorino de FRANÇA, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Licenciado em Educação do Campo (LEdoC) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Avaliação, ensino e aprendizagem: anotações para um começo de conversa... In: CORDEIRO, Telma Santa Clara; MELO, Márcia Maria de Oliveira (Orgs.). Formação pedagógica e docência do professor universitário. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008. p. 319-383.

ARROYO, Miguel G. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da Educação Básica. Em aberto, Brasília, ano 11, n. 53, p. 46-53, jan./mar., 1992. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2145/1884. Acesso em: 20 Out. 2021.

ARROYO, Miguel G. Fracasso/sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Em aberto, Brasília, ano 17, n. 71, p. 33-40, jan., 2000. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2618/2356. Acesso em: 20 Out. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002, Seção 1, p. 32.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar 2019: Resumo técnico. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 20 Out. 2021.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 20 Out. 2021.

FANFANI, Emilio Tenti. Culturas jovens e cultura escolar. In: Seminário Escola Jovem: um novo olha sobre o ensino médio. Org.: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Média e Tecnológica; Coordenação-Geral de Ensino Médio. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CultJoEsc.pdf. Acesso em: 20 Out. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GOMES, Cândido Alberto; CASTRO, Plínio Eduardo Monteiro de. A gestão do espaço no Ensino Médio público: o caso do Distrito Federal. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 38, p. 05-14, jan./mar., 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ensaio/v11n38/v11n38a02.pdf. Acesso em: 14 Out. 2021.

HENTZ, Paulo. O currículo no Brasil. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 47-56, jun./jul., 1998.

KLEIN, Ana Maria. Projetos de vida e escola: a percepção de estudantes do Ensino Médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

LIB NEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LIMA, Francisco Renato. Entrelace entre dificuldades de aprendizagem e produção do fracasso escolar: algumas ponderações teórico-práticas. Psicologia (PT): o portal dos Psicólogos, p. 01-14, 2014. Disponível: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0784.pdf. Acesso em: 10 Set. 2021.

LIMA, Francisco Renato. Reprovação, evasão e fracasso escolar: espelhos sociais de propostas/programas de avaliação educacional. In: SEMANA CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO: Experiências exitosas e inovadoras em pesquisa, XVI., 2018, Teresina. Anais... Teresina: UNIFSA, 2018. v. 1. p. 910-915. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/anaissec/issue/viewIssue/92/19. Acesso em: 10 Set. 2021.

LIMA, Leonardo Claver Amorim. Da universalização do Ensino Fundamental ao desafio de democratizar o Ensino Médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 231, p. 268-284, maio/ago., 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3620/3355. Acesso em: 14 Dez. 2021.

MANNHEIM, Karl. O problema da juventude na sociedade moderna. In: BRITO, Sidney. (Org.). Sociologia da Juventude I: da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. p. 69-94.

MARCHESI, Álvaro; GIL, Carlos Hernández (Orgs.). Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARCHESI, Álvaro; PEREZ, Eva Maria. A compreensão do fracasso escolar. In: MARCHESI, Álvaro; GIL, Carlos Hernández (Orgs.). Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 17-33.

MENDEZ, Gabriel de Pinna; MAHLER, Claudio Fernando; TAQUETTE, Stella Regina. Investigação qualitativa em período de distanciamento social: o desafio da realização de entrevistas remotas. In: RIBEIRO, Diamantino et al. (Orgs.). New Trends in Qualitative Research - Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Aveiro - Portugal: Ludomedia, 2021, v. 9, p. 336-343. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/495/497. Acesso em: 10 Set. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 09-29.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MOREIRA, Camila Ferreira. Distorção idade série na Educação Básica. São Paulo: JusBrasil, 2013. Disponível em: https://cmoreira2.jusbrasil.com.br/artigos/111821615/distorcao-idade-serie-na-educacao-basica. Acesso em: 14 Out. 2021.

NERI, Marcelo (Coord.). Motivos da evasão escolar. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/finais/Etapa3-Pesq_MotivacoesEscolares_sumario_principal_anexo-Andre_FIM.pdf. Acesso em: 14 Nov. 2021.

OLIVEIRA, Laura Marques. Uma reflexão acerca do fracasso escolar na Escola Estadual Firma Francelina de Oliveira: quais as razões de sua ocorrência? In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC), VII., 2018, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52659. Acesso em: 14 Set. 2021.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita; MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 387-396, set./dez., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/vCKgzC7TyrCzNyhyKVvZkrf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 Out. 2021.

PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (Pisa). Ranking de educação mundial: entenda os dados do Brasil. (2019). Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/ranking-de-educacao-mundial-posicao-do-brasil/. Acesso em: 13 Dez. 2021.

QEdu. Use dados. Transforme a educação. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/. Acesso em: 10 Out. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SERPA, Andréa. Conversas: possibilidades de pesquisa com o cotidiano. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 93-118.

SPOSATI, Aldaíza. Exclusão social e fracasso escolar. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 71, p. 21-32, jan., 2000.

TORRES, Rosa Maria. Repetência escolar: falha do aluno ou falha do sistema. In: MARCHESI, Álvaro; GIL, Carlos Hernández (Orgs.). Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 34-42.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia. Comunicado de imprensa publicado em: 28 jan. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/cultura-do-fracasso-escolar-afeta-milhoes-de-estudantes-e-desigualdade-se-agrava-na-pandemia. Acesso em: 14 Out. 2021.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

LIMA, F. R., MELO, R. A., & FRANÇA, J. V. de. (2022). Fracasso escolar no Ensino Médio de uma escola do campo: causas e razões identificadas nas vozes de estudantes e professores. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198

Edição

Seção

Artigos