Estudos do consumo: mapeamento das publicações no periódicos Oikos
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13229Palavras-chave:
Consumo, Oikos, BibliometriaResumo
O consumo é um fenômeno tão antigo quanto a própria humanidade e vem recebendo maior atenção da academia nas últimas décadas. O presente trabalho objetivou analisar a produção do conhecimento sobre consumo publicada no periódico Oikos entre 1981 e 2021. Para tanto, foi empreendido um estudo qualitativo e quantitativo, de característica descritiva, a partir de procedimentos bibliométricos de pesquisa. Os dados foram obtidos na plataforma virtual da revista. Os resultados demonstram que as contribuições publicadas são provenientes de um alto volume de autores e de instituições, com concentração de maior número de artigos em poucos autores e instituições. A origem das publicações é predominantemente brasileira, mas o periódico conta também com contribuições de outros quatro países. Os estudos do consumo estão presentes no periódico desde o seu surgimento e o constitui de maneira significativa, com publicações em temáticas e perspectivas diversas, acompanhando a evolução do campo de estudo.
Downloads
Referências
ALVARADO, Rubén Urbizagástegui. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 14–20, 2002. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/956>. Acesso em: 12 mai. 2021.
BARBOSA, Livia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MACHADO JR., Celso; de SOUZA, Maria Tereza Saraiva; PARISOTTO, Iara Regina dos Santos; PALMISANO, Angelo. As leis da bibliometria em diferentes bases de dados científicos. Revista de Ciencias da Administracao, v. 18, n. 44, p. 111–123, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n44p111>. Acesso em: 10 mai. 2021.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
PINTO, Marcelo de Rezende; BATINGA, Georgiana Luna. Introdução: por que cultura e consumo no Brasil? In: Cultura e consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.
PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, José Edson. O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal? Revista de Administração da UFSM, v. 1, n. 3, 2008. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/608>. Acesso em: 28 jan. 2021.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
STEARNS, Peter N. Consumerism in world history: the global transformation of desire. New York: Routledge, 2003.
ZAMBERLAM, Cristina de Oliveira. Os novos paradigmas da família contemporânea: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oikos: Família e Sociedade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98