Consumption studies: mapping publications in the Oikos journal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13229

Keywords:

Consumption, Oikos, Bibliometrics

Abstract

O consumo é um fenômeno tão antigo quanto a própria humanidade e vem recebendo maior atenção da academia nas últimas décadas. O presente trabalho objetivou analisar a produção do conhecimento sobre consumo publicada no periódico Oikos entre 1981 e 2021. Para tanto, foi empreendido um estudo qualitativo e quantitativo, de característica descritiva, a partir de procedimentos bibliométricos de pesquisa. Os dados foram obtidos na plataforma virtual da revista. Os resultados demonstram que as contribuições publicadas são provenientes de um alto volume de autores e de instituições, com concentração de maior número de artigos em poucos autores e instituições. A origem das publicações é predominantemente brasileira, mas o periódico conta também com contribuições de outros quatro países. Os estudos do consumo estão presentes no periódico desde o seu surgimento e o constitui de maneira significativa, com publicações em temáticas e perspectivas diversas, acompanhando a evolução do campo de estudo.

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Author Biographies

Ronan Leandro Zampier, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2019), na Área de Concentração Família e Sociedade e Linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. É Mestre em Administração pela FEAD Minas (2012), na Área de Concentração Gestão Estratégica das Organizações. Possui Especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), é Bacharel em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Atualmente é Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e lidera o Grupo de Pesquisas em Consumo e Marketing - GPCOM (UEMG/CNPQ). Participa também como pesquisador vinculado aos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ: Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS (PUC Minas) e Trabalho, Sociabilidade e Gênero (UFV). Foi editor-adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em Debate (2018-2020). Possui experiência na área de Administração, atuando nos campos de Comportamento do Consumidor e Marketing, desenvolvendo investigações nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Consumo do Luxo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis: Classe, Gênero, Etnia e Idade); Serviços; e Marketing e Sociedade. Em suas investigações emprega principalmente a abordagem qualitativa de pesquisa em uma perspectiva sociocultural, utilizando as seguintes técnicas de análise: Análise de Discurso Crítica, Análise de Conteúdo e Hermenêutica.

Melissa França Suzano de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense e graduanda em Administração pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como membro do Grupo de Pesquisas em Consumo e Marketing - GPCOM, onde desenvolve atualmente pesquisa na área de consumo e extensão na área de Marketing/Branding.

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Published

2021-12-03

How to Cite

Zampier, R. L., & França Suzano de Oliveira, M. (2021). Consumption studies: mapping publications in the Oikos journal. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(3), 1–19. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13229

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