Estudos do consumo: mapeamento das publicações no periódicos Oikos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13229

Palavras-chave:

Consumo, Oikos, Bibliometria

Resumo

O consumo é um fenômeno tão antigo quanto a própria humanidade e vem recebendo maior atenção da academia nas últimas décadas. O presente trabalho objetivou analisar a produção do conhecimento sobre consumo publicada no periódico Oikos entre 1981 e 2021. Para tanto, foi empreendido um estudo qualitativo e quantitativo, de característica descritiva, a partir de procedimentos bibliométricos de pesquisa. Os dados foram obtidos na plataforma virtual da revista. Os resultados demonstram que as contribuições publicadas são provenientes de um alto volume de autores e de instituições, com concentração de maior número de artigos em poucos autores e instituições. A origem das publicações é predominantemente brasileira, mas o periódico conta também com contribuições de outros quatro países. Os estudos do consumo estão presentes no periódico desde o seu surgimento e o constitui de maneira significativa, com publicações em temáticas e perspectivas diversas, acompanhando a evolução do campo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronan Leandro Zampier, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2019), na Área de Concentração Família e Sociedade e Linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. É Mestre em Administração pela FEAD Minas (2012), na Área de Concentração Gestão Estratégica das Organizações. Possui Especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), é Bacharel em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Atualmente é Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e lidera o Grupo de Pesquisas em Consumo e Marketing - GPCOM (UEMG/CNPQ). Participa também como pesquisador vinculado aos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ: Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS (PUC Minas) e Trabalho, Sociabilidade e Gênero (UFV). Foi editor-adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em Debate (2018-2020). Possui experiência na área de Administração, atuando nos campos de Comportamento do Consumidor e Marketing, desenvolvendo investigações nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Consumo do Luxo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis: Classe, Gênero, Etnia e Idade); Serviços; e Marketing e Sociedade. Em suas investigações emprega principalmente a abordagem qualitativa de pesquisa em uma perspectiva sociocultural, utilizando as seguintes técnicas de análise: Análise de Discurso Crítica, Análise de Conteúdo e Hermenêutica.

Melissa França Suzano de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense e graduanda em Administração pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como membro do Grupo de Pesquisas em Consumo e Marketing - GPCOM, onde desenvolve atualmente pesquisa na área de consumo e extensão na área de Marketing/Branding.

Referências

ALVARADO, Rubén Urbizagástegui. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 14–20, 2002. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/956>. Acesso em: 12 mai. 2021.

BARBOSA, Livia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MACHADO JR., Celso; de SOUZA, Maria Tereza Saraiva; PARISOTTO, Iara Regina dos Santos; PALMISANO, Angelo. As leis da bibliometria em diferentes bases de dados científicos. Revista de Ciencias da Administracao, v. 18, n. 44, p. 111–123, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n44p111>. Acesso em: 10 mai. 2021.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

PINTO, Marcelo de Rezende; BATINGA, Georgiana Luna. Introdução: por que cultura e consumo no Brasil? In: Cultura e consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.

PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, José Edson. O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal? Revista de Administração da UFSM, v. 1, n. 3, 2008. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/608>. Acesso em: 28 jan. 2021.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

STEARNS, Peter N. Consumerism in world history: the global transformation of desire. New York: Routledge, 2003.

ZAMBERLAM, Cristina de Oliveira. Os novos paradigmas da família contemporânea: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Zampier, R. L., & França Suzano de Oliveira, M. (2021). Estudos do consumo: mapeamento das publicações no periódicos Oikos. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(3), 1–19. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13229

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)