Políticas públicas não-idadistas

o mapa mínimo de relações do idoso (MMRI) como ferramenta de suporte para diagnóstico e elaboração

Autores

  • Germanne Patricia Nogueira Bezerra Rodrigues Matos Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) / Programa de Pós-graduação em Gerontologia https://orcid.org/0000-0002-1885-0113
  • Camila Rocha Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) https://orcid.org/0000-0002-6934-7171
  • Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) https://orcid.org/0000-0002-6347-2326

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.15264

Palavras-chave:

Política pública, Idadismo, Família, Mapa mínimo de relações do idoso

Resumo

Este artigo busca refletir sobre políticas públicas não-idadistas, articulando com o Mapa Mínimo de Relações do Idoso (MMRI), com o propósito de contribuir como uma ferramenta de suporte para elaboração de políticas públicas. Neste manuscrito apresentam-se aspectos sobre o idadismo na realidade contemporânea. Trata-se, ainda, a respeito dos temas rede de suporte social, envelhecer em casa e na comunidade, e apresenta-se o MMRI como expertise para diagnósticos em políticas públicas. A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo exploratório-descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo revisão narrativa de literatura de fontes múltiplas. Concluiu-se que o MMRI é uma importante ferramenta para subsidiar a formulação de políticas públicas congruentes às demandas das múltiplas velhices expressas na modernidade. Ficou evidente, também, a carência de investimentos e de articulação para a proposição de novas políticas que sejam, de fato, não-idadistas, desde o seu planejamento até a implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germanne Patricia Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) / Programa de Pós-graduação em Gerontologia

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2010), onde foi bolsista de iniciação científica. Pós-graduação em Tanatologia pela Faculdade Unyleya (2021). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Envelhecimento, Rede de Suporte Social e Políticas Públicas (ENREPO), sob coordenação e orientação da Profª.Dra.Marisa Accioly. Assistente Social Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em exercício no Serviço Psicossocial Vocacional - setor pioneiro e especializado na avaliação, no atendimento e no acompanhamento interdisciplinar de juízes, vitaliciandos e vitalícios, no âmbito da justiça estadual -, onde atuou na elaboração e na implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria de Magistrados (2020) e coordena a Comissão de Pesquisa. Desde a graduação, a velhice é um objeto central de estudo, com ênfase nas pesquisas sobre relações intergeracionais na contemporaneidade. Tem produções acadêmico-científicas nas temáticas: tanatologia; sociojurídica; saúde pública; velhice e envelhecimento na sociedade contemporânea; políticas públicas de atenção à pessoa idosa e garantia de direitos; e sociabilidade intergeracional

Camila Rocha Ferreira de Oliveira, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP)

Graduada em Serviço Social na Universidade Cruzeiro do Sul (2004) onde foi bolsista (CNPQ) e do Programa de Iniciação Científica da própria Universidade; Aprimoramento Profissional em Serviço Social Hospitalar (2006) realizado no Hospital Leonor Mendes de Barros, onde foi bolsista FUNDAP; Pós Graduada em Organização e Gestão de Políticas Sociais - FMU (2008); Pós Graduada em Psicopatologia e Saúde Pública - USP (2012). Pós Graduação em Gestão de Redes de Atenção à Saúde - Fiocruz (2017). Atuando como Assistente Social do AME IDOSO OESTE em São Paulo desde dezembro/2019. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento, Rede de Suporte Social e Políticas Públicas (ENREPO) sob coordenação e orientação da Profª.Dra.Marisa Accioly

Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP)

Assistente Social, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1982. Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Atuou na área hospitalar até 2006, como Assistente Social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades no serviço de geriatria daquele hospital, além de coordenar cursos de atualização e especialização em gerontologia. Atualmente é docente do curso de Graduação em Gerontologia, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua na área de Envelhecimento, Suporte Social e Políticas Públicas. Docente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Gerontologia na mesma universidade, com as Linhas de pesquisa: apoio social, rede de suporte social, relações sociais na senescência, políticas públicas para a pessoa idosa. É integrante de grupos de pesquisa/CNPq: Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gerontologia (NEPEG) na Universidade de São Paulo e Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso (GPENSI) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua com pesquisas no Hospital-dia Geriátrico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e ingressou na equipe de pesquisadores do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), em Portugal. Membro voluntário da Frente Nacional de Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência pata Idoso das (FN ILPI) desde abril de 2020.

Referências

ACCIOLY, Marisa; SANTOS, Andrezza; DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira. Rede de suporte social e idosos que moram sós: desafios para políticas públicas. Mais 60: estudos sobre envelhecimento, São Paulo, v.31. n.77, p.24-37, 2020. Disponível em: https://bityli.com/wDdYtH. Acesso em: 08 jan. 2023.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade das relações humanas. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. Tradução de Maria Helena Franco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BORGES, Maria Claudia Moura. O idoso e as políticas públicas e sociais no Brasil. In: SIMON, Olga Rodrigues de Moraes Von; NERI, Anita Liberalesso; CACHIONI, Meire. (org.). As múltiplas faces da velhice no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2015, p. 79-104.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 14. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRAGA, Sônia Maria Mendes. et al. As políticas públicas para os Idosos no Brasil: a cidadania no Envelhecimento. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA, 2008. Salvador, BA. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração: 2008.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://bityli.com/ptOQz. Acesso em: 07 jan. 2023.

BRASIL. Lei Federal nº 8.842, de 4 de jan. 1994. Política Nacional do Idoso. Disponível em: https://bityli.com/NPXxz. Acesso em: 07 jan. 2023.

BRASIL. Lei Federal nº 10.741, de 1 de out. 2003. Estatuto da Pessoa Idosa. Disponível em: https://bityli.com/YMOUp. Acesso em: 07 jan. 2023.

CAMARANO, Ana Amélia. Vidas idosas importam, mesmo na pandemia. Notas de política social 1. In: Política social: acompanhamento e análise. n. 28. Rio de Janeiro: IPEA, Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, 2021.

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. In: FREITAS, Elisabete Viana de; PY, Lígia. (ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. reimpr. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, p. 203-235.

CORTELLETTI, Ivonne Assunta. et al. Idoso Asilado: um estudo gerontológico. Caxias do Sul: Educs/Edupucrs, 2004.

DEBERT, Guita Grin. Antropologia e o estudo dos grupos e das categorias de idade. In: BARROS, Myriam de Moraes. (org.). Velhice ou Terceira Idade? Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

DE SOUZA WANDERBROOCKE, Ana Claudia Nunes. Idosas, rede social significativa e o enfrentamento da violência familiar. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 99-116, 2017. DOI: 10.22456/2316-2171.59846. Disponível em: https://bityli.com/3ZeTN. Acesso em: 09 jan. 2023.

DOMINGUES, Marisa Accioly. Mapa Mínimo de Relações: adaptação de um instrumento gráfico para a configuração da rede de suporte social do idoso. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

___________. Mapa mínimo de relações do idoso: instrumento gráfico para identificar. 2004. 170 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Universidade de São Paulo.

___________. Mapa Mínimo de Relações do Idoso: uma ferramenta para se avaliar rede de suporte social. In: PEREIRA, Fernando. (coord.). Teoria e Prática da Gerontologia: um guia para cuidadores de idosos. Viseu, Portugal: PsicoSoma, 2012, p.175-187.

FALCÃO, Deusivania Vieira da Silva. Familismo: repercussões nas relações conjugais e familiares de idosos. Mais 60: estudos sobre envelhecimento, São Paulo, v. 31, n. 77, p. 8-23, Agosto 2020.Disponível em: https://bityli.com/eMXkQ. Acesso em: 08 jan. 2023.

FERREIRA, Vitor Hugo Sales; LEÃO, Luiza Rosa Bezerra; FAUSTINO, Andrea Mathes. Ageísmo, políticas públicas voltadas para população idosa e participação social. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 42, p. e2816, 12 mar. 2020. Disponível em: https://bityli.com/xHdRN. Acesso em: 09 jan. 2023.

FERRIGNO, José Carlos. A coeducação entre as gerações: um desafio da longevidade. A Terceira Idade: estudos sobre envelhecimento, São Paulo, v.17, n.37, p. 16-26, 2006.

___________. Conflito e cooperação entre gerações. São Paulo: Edições Sesc SP, 2013.

FONSECA, Antônio Manoel. Desenvolvimento psicológico e processos de transição-adaptação no decurso do envelhecimento. In: PAÚL, Constança; RIBEIRO, Oscar. (org), Manual de gerontologia. Lisboa: LIDEL, 2012, p. 95-106.

___________. Boas Práticas de Ageing in Place. Divulgar para valorizar: Guia de Boas Práticas em Portugal. 2018.

GONÇALVES, José Edilmar. Cuidados psicológicos: a depressão em idosos. In: FONSECA, Antônio Manoel. (coord.). Envelhecimento, saúde e doença: novos desafios para a prestação de cuidados a idosos. Lisboa: Coisas de Ler, 2014, p. 263-290.

GRANT, Maria J; BOOTH Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, v.26, n.2, p. 91-108, jun. 2009. Disponível em: https://bityli.com/kGyNG. Acesso em: 09 jan. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. [on-line]. [2023]. Disponível em: https://bityli.com/d8ufpn. Acesso em: 09 jan. 2023.

LEMOS, Naira Dutra; MEDEIROS, Sônia Lima. Suporte social ao idoso dependente. In: FREITAS, Elisabete Viana de; PY, Lígia. (ed.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, p. 3153–3165.

MAGALHÃES, Dirceu Nogueira. A invenção social da velhice. Rio de Janeiro: Papagaio, 1989.

MAIA, Carlos Manuel Leitão. Redes de apoio social e de suporte social e envelhecimento ativo.International Journal of Developmental and Educational Psychology, [S.l], v. 1, n. 1, p. 293-302, 2016.

MOSER, Lilian; DAL PRÁ, Keli Regina. Desafios de Conciliar Trabalho, Família e Cuidados: evidências do “familismo” nas políticas sociais brasileiras. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 382-392, 2016. DOI: 10.15448/1677-9509.2016.2.21923. Disponível em: https://bityli.com/KCG9J. Acesso em: 09 jan. 2023.

NERI, Anita Liberalesso. Redes de suporte social. In: Palavras-chave em gerontologia. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2014, p.289-295.

___________. Vivemos um surto de ageísmo sem precedentes. Folha de São Paulo - São Paulo - 14 nov. 2020. [on-line], p. 1-4. Disponível em: https://bityli.com/wE6Pk. Acesso em: 10 jan. 2023.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Genebra: 2015. Disponível em: https://bityli.com/GVPny. Acesso em: 08 jan. 2023.

___________. OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030). [2020]. Disponível em: https://bityli.com/NtvfpIe. Acesso em: 09 jan. 2023.

ONU. Organização das Nações Unidas. Plano de Ação Internacional sobre o envelhecimento, 2002. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003.

___________. População mundial deve ter mais 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. [S.l]: 2019. Disponível em: https://bityli.com/LpXEB. Acesso em: 09 jan. 2023.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. [on-line]. [2020]. Disponível em: https://bityli.com/q9jSn. Acesso em: 07 jan. 2023.

___________. Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C: Organização Pan-Americana da Saúde, 2022. Disponível em: https://bityli.com/km8fX. Acesso em: 03 jan. 2023.

PAIVA, Nicolas Marques Fernandes; SOBREIRA, Erica Maria Calíope; LIMA, Tereza Cristina Batista de. Ageísmo e Relações Intergeracionais em uma Organização do Setor Público. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 7–28, 2022. DOI: 10.22456/2316-2171.96538. Disponível em: https://bityli.com/cIQWf. Acesso em: 10 jan. 2023.

PAÚL, Constança; FONSECA, Antônio Manoel; RIBEIRO, Oscar. Protocol of assessment of active ageing (P3A). In: Proceedings of the Annual Conference of the British Society of Gerontology–Sustainable Futures in an Ageing World. Bristol. 2008.

PAULA, Érica Simpionato, NASCIMENTO, Lucila Castanheira; ROCHA, Semiramis Melane Melo. A influência do apoio social para o fortalecimento de famílias com crianças com insuficiência renal crônica. Revista Latinoamericana de Enfermagem, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 692-699, 2008. DOI: 10.1590/S0104-11692008000400007. Disponível em: https://bityli.com/HLobY. Acesso em: 09 jan. 2023.

PEREIRA, Josianne Katherine. As representações sociais de velhice e terceira idade: um estudo de caso sobre um “Grupo de Terceira Idade” de Caratinga/MG. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade) – Centro Universitário de Caratinga, Caratinga, 2006.

PERRACINI, Mônica; NAJAS, Myrian. Princípios em reabilitação gerontológica. In: FREITAS, Elisabete Viana de; PY, Lígia. (ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, p. 814-819.

PSZEMIAROWER, Santiago; POCHTAR, Nora. Relações intergeracionais como contribuição para a construção de uma cultura de paz. A Terceira Idade: estudos sobre envelhecimento, São Paulo, v. 22, n. 50, p. 49-65, 2011.

ROTHER, Edna Teixeira. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007. Disponível em: https://bityli.com/sEeCW. Acesso em: 09 jan. 2023.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Saúde. Saúde da Pessoa Idosa. [on-line]. São Paulo: 2019. Disponível em: https://rebrand.ly/pai_sms. Acesso em: 11 jan. 2023.

SESC. Serviço Social do Comércio. Modelo Trabalho Social com Idosos: módulo político. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2009.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 13.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SILVA, Antonio Ozaí da. Anotações sobre a modernidade na obra de Anthony Giddens. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 4, n. 47, p. 1-10, 2005. Disponível em: https://bityli.com/pEGfCVOzF. Acesso em: 09 jan. 2023.

SLUZKI, Carlos. A rede social na prática sistêmica: alternativas terapêuticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

SOARES, Elydiana de Souza. Refletindo os idosos atendidos na Unidade de Abrigo do Estado do Ceará: imagens acerca do processo de envelhecimento e da velhice. 2006. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006.

SMITH, Richard. J; LEHNING, Amanda J; KIM, Kyeongmo. Aging in place in gentrifying neighborhoods: Implications for physical and mental health. The gerontologist, v. 58, n. 1, p. 26-35, 2018.

WHO. World Health Organization. The world health report 2002: reducing risks, promoting healthy life. Geneva: World Health Organization, 2002a. https://www.who.int/publications/i/item/9241562072. Acesso em: 09 jan. 2023.

WHO. World Health Organization. Active ageing: a policy framework. Geneva: World Health Organization, 2002b. Disponível em: https://bityli.com/fMcbX. Acesso em: 09 jan. 2023

WHO. World Health Organization. Decade of healthy ageing: baseline report. Geneva: World Health Organization, 2020. Disponível em: https://bityli.com/U2y3T. Acesso em: 09 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, G. P., Rocha Ferreira de Oliveira, C., & Accioly Rodrigues da Costa Domingues, M. (2023). Políticas públicas não-idadistas : o mapa mínimo de relações do idoso (MMRI) como ferramenta de suporte para diagnóstico e elaboração . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 34(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.15264