O projeto civilizador de Jean-Baptiste Debret nos trópicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.15355

Palavras-chave:

Jean-Baptiste Debret. História da arte. Rio de Janeiro. Século XIX.

Resumo

Inicialmente esse artigo explora alguns elementos que permitem conhecer um pouco da trajetória pessoal do pintor francês Jean-Baptiste Debret, antes de sua chegada aos trópicos. Na sequência, discorre sobre sua formação artística no sistema de ensino da Academia francesa, e sua aproximação com os pressupostos teóricos da escola neoclássica que irá estruturar suas composições plásticas. Por fim, caracteriza sua produção brasileira entre 1816 e 1831, considerando sua importante atuação como pintor histórico, sua contribuição para o desenvolvimento das artes no país, assim como, a minuciosa crônica visual que elabora sobre o cotidiano da corte do Rio de Janeiro. Suas imagens constituem lugares de memória da História do Brasil.

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Biografia do Autor

Charles Roberto Ross Lopes, Universidade Feevale (FEEVALE) - Novo Hamburgo/RS

Pós-Doutorando na Universidade FEEVALE - PPG em Processos e Manifestações Culturais (2023). Doutor emHistória pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021). Mestre em Educação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Graduado em História pela Universidade de Caxiasdo Sul - UCS (2008). Membro dos Grupos de Pesquisa: Moda e inclusão: design e indumentária para criançascegas - FEEVALE; Cultura Visual, Imagem e História - UNICAMP; e do Núcleo de Estudos em Fontes Artísticas -PUCRS. Possui experiência nas áreas de História da Arte e da Moda. Como pesquisador dedica-se ao estudo dasseguintes temáticas: Jean-Baptiste Debret, história da indumentária e do vestuário, história das aparências,história da moda, corte do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Ross Lopes, C. R. (2024). O projeto civilizador de Jean-Baptiste Debret nos trópicos. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.15355