Intolerância religiosa, heranças e disputas: o contexto de uma universidade no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v34i3.15366

Palavras-chave:

Intolerância religiosa, Racismo Religioso, Colonialismo, Universidade

Resumo

O tema da intolerância religiosa foi abordado a partir do resultado parcial do projeto de pesquisa “A Violência na População Universitária” realizada através da aplicação do instrumento IV-SOPRA (Index de Violência Sofrida e Praticada) entre estudantes (n=510) de uma universidade pública do sul do país. Com isso, nosso objetivo geral é apresentar resultados parciais de análises estatísticas descritivas produzidas no escopo deste projeto e refletir sobre as subjetividades por trás destes dados. Dialogamos com Durkheim e Berlin sobre a existência do sagrado no existir da humanidade e Nogueira, Fanon e Silva para articular estas intolerâncias, o racismo religioso e o colonialismo, que se fazem presentes nas análises de nossa pesquisa. Pretendemos que nossos escritos sejam uma possibilidade de discussão do contexto universitário como espaço de reflexão e construção de novos olhares e conceitos na busca por uma sociedade menos desigual, mais plural e de mais respeito e reconhecimento pelas diferentes existências humanas

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Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Possui graduação MA Honours em Filosofia - University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia - University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia - Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Lecionou na area de pedagogia, licenciatura e posgraduacao em educacao, formando professores para o ensino fundamental e medio no Reino Unido; no Brasil, continua com essa atuacao a nivel de graduacao e posgraduacao. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Visitou muitas vezes a trabalho o Buber Archives na National and University Library of Israel e o Yad Vashem (Holocaust Museum) em Jerusalem, Israel. Atualmente é Professor Adjunto do PPGEdu, do PPGP, e PPGF da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao e violência, e educação e diálogo. Seu livro Buber and Education: Dialogue as Conflict Resolution (London: Routledge 2014) foi nomeado para o American Jewish Book Award 2015, e em decorrência disso foi convidado para dar uma palestra sobre o tema de educação e resolução de conflito na sede da Unesco em Paris. Editor da revista Educacao por Escrito - PUCRS, e editor associado da Revista Psico - PUCRS. Membro do corpo editorial da revista Philosophy and Theory in Higher Education. Coordenador no Brasil da rede REDEFORD - Red de Educación, Formación, Desarrollo ? criada em 1995 e encabecada pela Universite Paris-Créteil. Membro do Comite Cientifico da Escola de Ciencias da Saude/PUCRS. Coordenador de Projeto junto a Pro-Reitoria de Posgraducacao para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt. Reader/Leitor da Catedra Unesco Juventude, Educacao e Sociedade (UCB). British Psychological Society BPS Member No. 343886 (CRP Britanico). Docente do Master en Sciences de lEducation, Universite Paris-Creteil (Paris XII). Editor da secao "Teacher Education in Brazil", da Encyclopedia of Teacher Education, Springer (2020-presente). Foi membro da comissão técnica de Educação de Jovens e Adultos, 2019-2020, do Ministério da Educação (MEC). Coordenador-Geral de Formação de Professores, e Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação Substituto, do Ministério de Educação (MEC) (2020-atual). Membro do Fórum Brasileiro de Educação Financeira ? FBEF (2021-atual); Membro do Comitê Gestor de Política Nacional de Prevenção da Automutilação e o Suicídio (2020-atual); Membro do Comitê Interministerial da Estratégia Nacional de Fortalecimento de Vínculos Familiares (2021-atual); Menbro da Câmara Temática de Educação e Saúde no Trânsito (2021-atual); Membro do Forum Estadual de Formação Docente do Rio de Janeiro; Conselheiro do Conselho Consultativo da Universidade Corporativa da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro (2021-atual)

Cristiane Silveira dos Santos, PUCRS

Doutoranda em educação pela PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRS (2019), Especialista em Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade Racial pela PUCRS (2013) e graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Integrante do Grupo de Estudos sobre Violência da PUCRS, integrante do grupo CANJERÊ, de formação de professores em educação antirracista e, professora de anos iniciais de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Joacir Marques da Costa

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Gestão Educacional. Licenciado em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Rizoma - Políticas, Currículo e Educação/CNPq. Pesquisador nos grupos de pesquisa Elos e Tuna - Gênero, Educação e Diferença/CNPq. Pesquisador em projetos como: "As políticas educativas e o campo do currículo: arena discursiva, fuga de sentidos" (UFSM/CE) e "A Violência na População Universitária" - CNPq/Universal (PUC/RS). Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM) e no Curso de Especialização em Estudos de Gênero (CCSH/UFSM). Coordenador substituto no Curso de Especialização em Estudos de Gênero (CCSH/UFSM). Integrante e representante docente no Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM. Membro do colegiado do PPPG e da Especialização em Estudos de Gênero. Foi integrante do Projeto de Extensão - Grupo de Apoio e Debate de Questões LGBTQIA. Produz pesquisa científica na área das Ciências Humanas, subárea Educação, transitando por temáticas como: campo do currículo, políticas educativas, gêneros, sexualidades, deformação docente, diferença e discurso.

Camila Aloisio Azevedo, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), Doutora pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ) e Pós-doutora pela Université Sorbonne Paris Nord, onde é pesquisadora associada ao Centre de recherche Experice. Trabalha nas áreas da educação e saúde e tem experiência no campo da Saúde Coletiva nas seguintes áreas: saúde da criança, estudos de gênero e sexualidade, promoção da saúde, planejamento, gestão hospitalar e saúde do trabalhador. Na interface entre educação e saúde, trabalha com abordagens narrativas, aprendizado experiencial, formação e autoformação de profissionais de saúde

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Anselmo Guilherme, A., Silveira dos Santos, C., Marques da Costa, J., & Aloisio Azevedo, C. (2023). Intolerância religiosa, heranças e disputas: o contexto de uma universidade no sul do Brasil. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 34(3). https://doi.org/10.31423/oikos.v34i3.15366