Um observatório de preparação para a longevidade: iniciativa Paraense para toda a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v34i3.15900Palavras-chave:
Idoso, Envelhecimento , Observatórios, Políticas PúblicasResumo
O aumento da expectativa de vida no mundo é uma das maiores conquistas atuais, sendo o Brasil um dos países que segue essa tendência de envelhecimento global, embora mais rapidamente do que os outros. Este envelhecimento da população provoca muitas mudanças de natureza social, econômica, de saúde ou políticas que tornam necessárias políticas públicas específicas. Para auxiliar e acompanhar tanto a elaboração quanto a implementação dessas políticas um grupo de investigadores criou o Observatório Paraense de Longevidade, objeto da presente comunicação. A metodologia utilizada é de natureza descritiva com uma mistura de pesquisa documental e de observação participante. Consideramos a necessidade de criação de um observatório neste estado do norte do país, não só para melhorar a situação dos idosos, mas também para combater as desigualdades territoriais existentes.
Downloads
Referências
ABDALA, Vitor. Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,8 anos. Agência Brasil, 2011. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/expectativa-de-vida-no-brasil-sobe-para-768-anos. Acesso em: 3 fevereiro 2023.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao.html. Acesso em: 15 fevereiro 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade/. Acesso em: 05 fevereiro 2023.
MORAIS, Neiara de. Observatórios de políticas públicas no Brasil: “Quem somos”. Conhecer: debate entre o público e o privado. v. 8, n. 21, p. 45-59. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1068/4455. Acesso em: 2 março 2023.
OBSERVATÓRIO. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Observat%C3%B3rio. Acesso em: Acesso em: 28 fevereiro 2023.
SIQUEIRA, C. E.; CARVALHO, F. The Observatory of the Américas as a network in
environmental and worker health in the América. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de
Janeiro, v. 8, n. 4, p. 897-902, 2003.
TRZECIAK, Dorzelli Salete. Modelo de observatório para arranjos produtivos locais. Orientadora: Aline França de Abreu. 2009. 236 f. Tese (Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/92679/275311.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 março 2023.
WIKIPEDIA. Observatório. https://pt.wikipedia.org/wiki/Observat%C3%B3rio
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Oikos: Família e Sociedade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98