Determinantes do consumo das famílias brasileiras em artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16043

Palavras-chave:

Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), Procedimento de Heckman, Regressão quantílica

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o padrão de consumo de artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria das famílias brasileiras, considerando a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018. Foram estimadas duas estruturas econométricas: o modelo de Heckman, para estimação dos determinantes do dispêndio com perfumaria e cosméticos; e a regressão quantílica, para a estimação dos determinantes da despesa com artigos de higiene pessoal. Os resultados indicaram que o consumo de higiene pessoal e de cosméticos e perfumaria apresentam comportamentos similares para alguns fatores e diversos para outros, ressaltando a importância dos aspectos analisados (composição e localização do domicílio), inclusive o aspecto de essencialidade dos itens. Este estudo busca contribuir na tomada de decisão do setor, no estabelecimento de estratégias de marketing e o desenvolvimento de produtos para nichos específicos, além de contribuir para a compreensão do comportamento do consumidor em mercados tão dinâmicos e importantes para a economia brasileira.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Ervilha, G. T., & Raniella Orquiza da Silva. (2024). Determinantes do consumo das famílias brasileiras em artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16043