Determinants of consumption by Brazilian families in personal hygiene items, cosmetics and perfumery
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16043Keywords:
Household Budget Research, Heckman procedure, Quantile regressionAbstract
The present study aimed to analyze the pattern of consumption of personal hygiene items, cosmetics and perfumery by Brazilian families, considering the 2017-2018 Household Budget Survey. Two econometric structures were estimated: the Heckman Model for estimating the determinants of spending on perfumery and cosmetics; and quantile regression to estimate the determinants of spending on personal hygiene items. The results found indicated that the consumption of personal hygiene and cosmetics and perfumery showed similar behavior for some factors and different for others, emphasizing the importance of the different factors analyzed (composition and location of the household), including the aspect of essentiality of the analyzed items. This type of study seeks to contribute to decision-making in the sector, to establish marketing strategies and the development of new products for specific niches, in addition to contributing to the understanding of consumer behavior in such dynamic and important markets for the Brazilian economy.
Downloads
References
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Resolução n.º 79, de 28 de agosto de 2000. 2000. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2000/rdc0079_28_08_2000.html>. Acesso em: 05 ago. 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS (ABIHPEC). Anuário ABIHPEC. 2018. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/anuario-abihpec-2018/>. Acesso em: 16 abr. 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS (ABIHPEC). Anuário ABIHPEC. 2019. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/anuario-abihpec-2019/>. Acesso em: 16 abr. 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS (ABIHPEC). Panorama do Setor. 2021. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2021/>. Acesso em: 16 abr. 2022.
Bacellar, R. G. O comportamento do consumidor de cosméticos: uma análise das motivações no processo de compra dos consumidores de São Luís - MA. Monografia (Bacharelado em Administração) – Universidade Estadual do Maranhão. São Luís: UEMA, 2018.
BEZERRA, I. N.; VASCONCELOS, T. M.; CAVALCANTE, J. B.; YOKOO, E. M.; PEREIRA, R. A.; SICHIERI, R. Evolução do consumo de alimentos fora do domicílio no Brasil de 2008-2009 a 2017-2018. Revista de Saúde Pública, v. 55 (suppl 1), 6s, 2021. DOI: 10.11606/s1518-8787.2021055003221
CERQUEIRA, A. C.; OLIVEIRA, R. C. R.; HONÓRIO, J. B.; BERGAMO, F. Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório. Revista Formadores: vivências e estudos, v. 8, n. 1, p. 128-157, 2013.
CHURCHILL, G. A.; PETER, J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
CLEMENTE, T. M. O comportamento do consumidor de cosméticos e de serviços estéticos. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Universitário Alves Faria. Goiânia: Unialfa, 2018.
COELHO, A. B.; AGUIAR, D. R. D.; FERNANDES, E. A. Padrão de consumo de alimentos no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 47, n. 2, p. 335-362, 2009. DOI: 10.1590/S0103-20032009000200002
DIAS, M. F. M.; PINTO, M. R.; BATINGA, G. L. Influências intergeracionais no consumo de cosméticos afros por mulheres autodeclaradas negras. Revista Reuna, v. 27, n. 2, p. 65-84, 2022.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: Estatística e Modelagem Multivariada com Excel, SPSS e Stata. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
FREITAS, K. A.; MARTINS, R. S. Alterações nos hábitos de compra e distribuição varejista. Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 3, p. 8-27, 2018. DOI: 10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5278
GREENE, W. H. Econometric Analysis. 8 ed. New Jersey: Pearson Education, 2020.
GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria Básica. 5 ed. Rio de Janeiro: AMGH, 2011.
HAWKINS, D. I.; MOTHERBAUGH, D. L.; BEST, R. J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
HECKMAN, J. J. Sample selection bias as a speci?cation error. Econometrica, v. 47, n. 1, p. 153-161, 1979. DOI: 10.2307/1912352
HILL, S. E.; RODEHEFFER, C. D.; GRISKEVICIUS, V.; DURANTE, K.; WHITE, A. E. Boosting Beauty in an Economic Decline: Mating, Spending, and the Lipstick Effect. Journal of Personality and Social Psychology, v. 103, n. 2, p. 275-291, 2012. DOI: 10.1037/a0028657
HOFFMANN, R.; JESUS, J. G. Como o consumo domiciliar de alimentos específicos varia com a renda, Brasil, 2017-2018. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 28, e021030, 2021. DOI: 10.20396/san.v28i00.8665493
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: operações estatísticas. 2022. Disponível em: <https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/OF>. Acesso em: 18 abr. 2022.
INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E QUALIDADE (ICTQ). Identifique o Perfil dos Consumidores. 2022. Disponível em: <https://ictq.com.br/varejo-farmaceutico/414-identifique-o-perfil-dos-consumidores>. Acesso em: 18 ago. 2022.
KOENKER, R.; BASSETT, G. J. Regression Quantiles. Econometrica, v. 46, n. 1, p. 33-50, 1978. DOI: 10.2307/1913643
KOENKER, R. Quantile Regression. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. DOI: 10.1017/CBO9780511754098
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MACIEL, M. C. F.; ERVILHA, G. T. Padrão de consumo das famílias brasileiras em artigos de perfumaria e cosméticos. Revista Brasileira de Economia de Empresas, v. 18, n. 2, p. 79-96, 2018.
MACDONALD, D.; DILDAR, Y. Social and psychological determinants of consumption: Evidence for the lipstick effect during the Great Recession. Journal of Behavioral and Experimental Economics, v. 86, 101527, 2020. DOI: 10.1016/j.socec.2020.101527
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Econometric models and economic forecasts. New York: McGraw-Hill, 1981.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8 ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.
PINHEIRO, L. S.; FONTOURA, N. O. Perfil das despesas e dos rendimentos das famílias brasileiras sob a perspectiva de gênero. Cap. 6. In: Silveira, F. G.; Servo, L. M. S.; Menezes, T.; Piola, S. F. Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas, v. 2. Brasília: IPEA, 2007.
PINTO, G. F. O consumo de cosméticos e perfumaria: motivações e hábitos femininos. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Administração) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Santa Rosa: Unijuí, 2013.
REZENDE, G. A.; COELHO, A. B.; TRAVASSOS, G. F. Determinantes do consumo individual de arroz e feijão no Brasil em 2017/2018. Revista de Economia e Agronegócio, v. 19, n. 3, p. 1-22, 2021. DOI: 10.25070/rea.v19i3.12887
SANTOS, A. C. S.; SILVA, A. H.; MOREIRA, M. G.; ARAÚJO, C. S. Comportamento de compra de cosméticos na melhor idade. International Journal of Business Marketing, v. 3, n. 2, p. 88-97, 2018.
SANTOS, B. R. Modelos de Regressão Quantílica. Dissertação (Mestrado em Ciências - Estatística) – Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2012.
SILVA, R. O. Análise do diferencial de rendimento por gênero e trabalho infanto-juvenil em contextos econômicos distintos. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa: UFV, 2019.
SILVEIRA NETO, R. M.; MENEZES, T. A. Nível e evolução da desigualdade dos gastos familiares no Brasil: uma análise para as regiões metropolitanas no período 1996 a 2003. Estudos Econômicos, v. 40, n. 2, p. 341-372, 2010. DOI: 10.1590/S0101-41612010000200004
TAMASHIRO, H. R. S.; MERLO, E. M.; SILVEIRA, J. A. G. Comportamento do consumidor e os atributos que sinalizam as preferências dos formatos de varejo no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. ReMark - Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 2, p. 54-83, 2011. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2229
VAZ, D. V.; HOFFMANN, R. Elasticidade-renda e concentração das despesas com alimentos no Brasil: uma análise dos dados das POF de 2002-2003, 2008-2009 e 2017-2018. Revista de Economia, v. 41, n. 75, p. 282-310, 2020. DOI: 10.5380/re.v41i75.70940
VAZ, D. V.; HOFFMANN, R. Evolução do padrão de consumo das famílias brasileiras entre 2008 e 2017. Economia e Sociedade, v. 30, n. 1, p. 163-186, 2021. DOI: 10.1590/1982-3533.2020v30n1art08
WAGNER, Y. G.; COELHO, A. B.; TRAVASSOS, G. F. Análise do consumo domiciliar de pescados no Brasil utilizando dados da POF 2017-2018. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, n. 3, e250494, 2023. DOI: 10.1590/1806-9479.2022.250494
WEI, Y.; PERE, A.; KOENKER, R.; HE, X. Quantile Regression Methods for reference growth charts. Statistics in Medicine, v. 25, n. 8, p. 1369-1382, 2006. DOI: 10.1002/sim.2271
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Oikos: Família e Sociedade em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98