Identidade profissional e o papel do professor
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v36i2.18632Palavras-chave:
Identidade Profissional, Papel, Atuação do professorResumo
Neste artigo são trabalhados dois conceitos referentes às ciências da educação: a identidade e o papel dos professores. Parte-se da reflexão envolvendo os fundamentos ontológicos da atuação profissional dos professores e o protagonismo da construção da identidade neste processo. Em seguida, apresentam-se as diretrizes do papel dos professores no ambiente escolar, envolvendo variáveis e nuances que perfazem o seu percurso formativo até as escolhas de sua atuação profissional. A identidade e o papel do professor são diretamente influenciados por diferentes aspectos: o contexto histórico; os normativos e políticas públicas educacionais; as especificidades culturais da educação em determinados recortes analíticos; as variações de concepções e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem, como ocorrem nas etapas e modalidades no caso brasileiro. Objetiva-se, portanto, relacionar os conceitos de identidade e papel do professor, de forma a propor uma reflexão que os integre e contribua para a complexidade temática presente nesta discussão.
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