Identidade profissional e o papel do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v36i2.18632

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Papel, Atuação do professor

Resumo

Neste artigo são trabalhados dois conceitos referentes às ciências da educação: a identidade e o papel dos professores. Parte-se da reflexão envolvendo os fundamentos ontológicos da atuação profissional dos professores e o protagonismo da construção da identidade neste processo. Em seguida, apresentam-se as diretrizes do papel dos professores no ambiente escolar, envolvendo variáveis e nuances que perfazem o seu percurso formativo até as escolhas de sua atuação profissional. A identidade e o papel do professor são diretamente influenciados por diferentes aspectos: o contexto histórico; os normativos e políticas públicas educacionais; as especificidades culturais da educação em determinados recortes analíticos; as variações de concepções e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem, como ocorrem nas etapas e modalidades no caso brasileiro. Objetiva-se, portanto, relacionar os conceitos de identidade e papel do professor, de forma a propor uma reflexão que os integre e contribua para a complexidade temática presente nesta discussão.

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Biografia do Autor

Gilvan de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador Associado - Cátedra UNESCO Universidade Católica de Brasília.

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação MA Honours em Filosofia - University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia - University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia - Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Lecionou na area de pedagogia, licenciatura e posgraduacao em educacao, formando professores para o ensino fundamental e medio no Reino Unido; no Brasil, continua com essa atuacao a nivel de graduacao e posgraduacao. 

Cristiane Silveira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em educação pela PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRS (2019), Especialista em Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade Racial pela PUCRS (2013) e graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Integrante do Grupo de Estudos sobre Violência da PUCRS - GRUPEV, integrante do grupo CANJERÊ, de formação de professores em educação antirracista, professora de anos iniciais de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e assistente editorial da Revista científica Educação por Escrito.

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Doutor e Mestre em Educação (Gestão e Políticas Públicas Educacionais) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador Associado e Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro do Conselho Superior (CONSUN) da UCB (Mandato 2019-2025).Atualmente é Pesquisador Sênior do Centro de Internacionalização de Educação:Brasil-Austrália. Visiting Scholar Short Term em Columbia University Nova York (2019 e 2021). 

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Gilvan de Araújo, Alexandre Anselmo Guilherme, Cristiane Silveira dos Santos, & Renato de Oliveira Brito. (2025). Identidade profissional e o papel do professor. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 36(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v36i2.18632

Edição

Seção

Artigos