Contação de história e esteriótipos de gênero na percepção de profissionais na educação infantil e séries iniciais: uma leitura de Malba Tahan
Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa realizada em uma Escola pública nomunicípio de Seropédica no ano de 2010, no qual se investigou a percepção dasprofessoras de educação infantil e séries iniciais sobre os possíveis estereótipos degênero expressos pelos personagens dos contos de Malba Tahan. A necessidade deestudos sobre percepção de gênero de profissionais da Educação se justifica porimplicar no desenvolvimento da construção de identidade de crianças e colaborar comferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem infantil e capacitaçãoprofissional na área. O instrumento utilizado para análise de dados foi o EVOC –Análise das Evocações Livres: uma técnica de análise estrutural das representaçõessociais, técnica conhecida também como associação livre ou associação de palavras. Oresultado apontou para a valorização da beleza como artifício de sedução nas relaçõesconjugais. Observou-se também a importância de um trabalho compartilhado entreensino, pesquisa e extensão.Downloads
Referências
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