“Mulher tem prazo de validade”: a construção da maternidade em um serviço de reprodução humana assistida

Autores

  • Fabiane Alves Regino Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Luiz do Amaral Corrêa de Araújo Júnior Fundação Oswaldo Cruz
  • Renato Macedo Filho Rede Laureate – Centro Universitário Faculdade dos Guararapes

Palavras-chave:

Maternidade, Gênero, Reprodução Assistida

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar na perspectiva de gênero a construção da maternidade para usuárias de um serviço de reprodução humana assistida (RHA) em Recife/PE. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e a condensação de significados de Kvale como ferramenta de análise. Concluiu-se que a maternidade, tida socialmente como elemento ‘natural’ da identidade feminina, estrutura-se como modelo da organização social patriarcal. Um modelo que afasta as mulheres que não conseguem engravidar, da ‘norma’ do que é tido como ‘natural’. Na RHA, o tempo social e o tempo biológico das mulheres são concorrentes no processo de busca pela gravidez, já que o adiamento ou insucesso das técnicas de fertilização aproximam mais essas mulheres do vencimento do “prazo de validade” reprodutivo. Assim, as discussões de gênero são fundamentais para “desconstruir” o pensamento patriarcal que aumenta a desigualdade e iniquidade na saúde e reafirma o lugar “exclusivo” das mulheres no âmbito da reprodução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Alves Regino, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Departamento de Ciências Domésticas. Área de Alimentos, Nutrição e Saúde.

José Luiz do Amaral Corrêa de Araújo Júnior, Fundação Oswaldo Cruz

Doutorado pela University of Leeds (UOL), Grã-Bretanha. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Departamento de Saúde Coletiva e Tecnologista/Pesquisador Docente do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ.

 

Renato Macedo Filho, Rede Laureate – Centro Universitário Faculdade dos Guararapes

Doutor em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Curso de Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais da Faculdade dos Guararapes.

Escola de Negócios

Coordenação de Administração de Empresas

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

Regino, F. A., Araújo Júnior, J. L. do A. C. de, & Macedo Filho, R. (2018). “Mulher tem prazo de validade”: a construção da maternidade em um serviço de reprodução humana assistida. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(2), 282–300. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3767