Direitos Humanos e violência contra mulher: realidade ou utopia?
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.9966Resumo
As políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres criadas pelo Governo Federal brasileiro não foram capazes de impedir as agressões físicas em ambientes privados. Para compreender como os direitos humanos das mulheres continuam sendo violados, apesar das conquistas alcançadas pelos movimentos feministas em diversas áreas como saúde, trabalho e assistência social, a pesquisa analisa os boletins de ocorrência que receberam a tipificação criminal de violência doméstica registrados no ano de 2019 pelas Polícias Civil e Militar do Estado de Goiás nos vinte e nove Municípios goianos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), demonstrando que a residência familiar está longe de ser um espaço de privacidade e proteção para as mulheres, já que elas respondem por mais de noventa e quatro por cento das vítimas e, em mais de sessenta e seis por cento dos casos notificados, a relação com o agressor é íntima e de afeto, sendo as agressões perpetradas por amantes, maridos, ex-maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados ou ex-namorados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98