Direitos Humanos e violência contra mulher: realidade ou utopia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.9966

Resumo

As políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres criadas pelo Governo Federal brasileiro não foram capazes de impedir as agressões físicas em ambientes privados. Para compreender como os direitos humanos das mulheres continuam sendo violados, apesar das conquistas alcançadas pelos movimentos feministas em diversas áreas como saúde, trabalho e assistência social, a pesquisa analisa os boletins de ocorrência que receberam a tipificação criminal de violência doméstica registrados no ano de 2019 pelas Polícias Civil e Militar do Estado de Goiás nos vinte e nove Municípios goianos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), demonstrando que a residência familiar está longe de ser um espaço de privacidade e proteção para as mulheres, já que elas respondem por mais de noventa e quatro por cento das vítimas e, em mais de sessenta e seis por cento dos casos notificados, a relação com o agressor é íntima e de afeto, sendo as agressões perpetradas por amantes, maridos, ex-maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados ou ex-namorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Pereira Avelino, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduação em Criminologia pela UFG e em Análise Criminal pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás.

Ycarim Melgaço Barbosa

Graduação em Direito pela UFG, Doutorado em Geografia pela USP, Pós-doutorado em Economia no IE-UNICAMP e em Administração de Empresas pela FEARP-USP.  Coordenador do NUPECAM-Cambury. Professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2020-08-22

Como Citar

Avelino, V. P. ., & Melgaço Barbosa, Y. (2020). Direitos Humanos e violência contra mulher: realidade ou utopia?. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 31(2), 313–334. https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.9966