Familía, Gênero e Educação

perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12267

Palavras-chave:

Família. Gênero e educação. Diversidade. Práticas pedagógicas.

Resumo

Neste  trabalho temos  por  objetivo analisar a forma como a escola lida com as diferenças e dialoga com os diferentes arranjos familiares a partir de suas práticas educativas, saberes e concepções. Realizamos uma   pesquisa qualitativa   em uma escola pública da cidade de Crato – CE no ano de 2019, momento que   entrevistamos   professoras e gestores.. Não raro, o discurso das famílias “desestruturadas” – aquelas que difere do modelo  tradicional nuclear – aparece como dificultador do processo de aprendizagem. Nos resultados, observamos que apesar da escola reconhecer os novos arranjos familiares, esses ainda são um desafio, principalmente quando pensamos na formação do professor que não oferece o suporte teórico necessário, gerando silenciamentos e omissões diante de conflitos vivenciados em decorrência da pluralidade de arranjos familiares no interior da escola, apesar do esforço das educadoras ao buscar estratégias que garantam o tema ser debatido e considerado dentro dos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maria da Silva Barbosa, Universidade Regional do Cariri

Francisca Maria da silva Barbosa é professora da Educação b´sica, Mestra em Educação e integrante do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças. URCA.

Antônia Eudivânia de Oliveira Silva, Universidade federal do Rio Grande do Norte

Antônia Eudivânia de Oliveira Silva , realiza  estágio pós doutoral na Universidade Regional do Cariri, é  doutora em Sociologia pela UFRN e vice coordenadora  do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças. URCA.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BITTELBRUNN, Edna. Família na escola: devorar o modelo, amar a diferença. Tese (doutorado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação, Salvador, 2016. 244 f. il.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n.26, p. 329-376, 2006.

CARVALHO. Maria do Carmo Brant de. A família contemporânea em debate. São Paulo: EDUC, 1995.

COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio. Dicionário crítico de gênero. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2015.

CORRÊA, Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira. Cad. Pesq., São Paulo, n. 37, p. 5- 16, Mai. 1981.

DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis, Vozes, 2008.

GOLDANI, Ana Maria. As famílias Brasileiras: mudanças e perspectivas. Cad. Pesq., São Paulo, n.91, p., 7-22, Nov. 1994.

GOLDANI, Ana Maria. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Cadernos Pagu (1), Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 1993, pp.67-110.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade. Porto, Porto editora, LDA. – 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1999.

LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

MISKOLCI, Richard. (org.) Marcas da Diferença no Ensino Escolar. São Carlos: EdUFSCar.

NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na Contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e realidade. v. 31, n. 2, p.155-170. jul./dez. 2006.

PRADO, Danda. O que é família. Coleção primeiros passos. 12º edicção. Editora brasiliense. São Paulo. 1991.

PISCITELLI, Adriana. Joias de família: gênero e parentesco em histórias sobre grupos empresariais brasileiros. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

SAMARA, Eni de Mesquita. A família Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1998.

SARACENO, Chiara e NALDINI, Manuela. Sociologia da família. Lisboa. Editorial Estampa, Ltda. 2003.

SARTI, Cynthia Anderson. Famílias enredadas. In:ACOSTA,Ana Rojas(et all) (Org) Famílias: redes, laços e políticas públicas. 4 ed. São Paulo: Cortez/Instituto de Estudos Especiais/PUC-SP, 2008.

SARTI, C. Anderson. Família e individualidade: um problema moderno. In: CARVALHO, M. C. B. (Org.) A família contemporânea em debate. 3.ed. São Paulo: EDUC: Cortez, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

TOLEDO, Laisa Regina Di Maio Campos de. A família contemporânea e a interface com as políticas públicas. Revista ser social. nº 21. 2007.

XAVIER FILHA, Constantina. A criança, a família e a instituição de Educação Infantil. Cuiabá: EdUFMT, 2007.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

de Araújo, I. M. ., Barbosa, F. M. da S. ., & de Oliveira Silva , A. eudivânia . (2022). Familía, Gênero e Educação : perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 33(1), 1–19. https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12267