Software Tasy e a aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem

um estudo investigativo sobre a atuação do enfermeiro

Authors

  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - Univates https://orcid.org/0000-0002-4903-0775
  • Arlete Eli Kunz Costa Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16037

Keywords:

Ensino em Saúde, Tasy, Processo de Enfermagem, Ensino em Enfermagem

Abstract

Este estudo possui o objetivo de investigar a utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) por meio do software Tasy. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, tendo 28 participantes. O instrumento para coleta de dados foi um questionário aplicado por meio da plataforma Google Formulários. A análise seguiu aproximações com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados demonstram que os participantes identificam a qualidade na assistência como principal fator de ganho com a aplicabilidade da SAE por meio do Tasy. As possibilidades de aplicar a SAE em diferentes espaços de saúde foram determinantes nas respostas dos participantes sobre as facilidades possibilitadas pelo Tasy. Dessa forma, considera-se pertinente que a SAE seja aplicada por meio do Tasy, tanto pelo arcabouço do ensino, quanto para a qualidade na assistência prestada à população.

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Author Biographies

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ensino.

Arlete Eli Kunz Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Química e Pós-Doutora em Educação e Psicologia.

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Published

2024-11-04

How to Cite

Luís Felipe Pissaia, Arlete Eli Kunz Costa, & Eniz Conceição Oliveira. (2024). Software Tasy e a aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem: um estudo investigativo sobre a atuação do enfermeiro. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16037