Capital humano e juventude rural na criação e produção da moda-vestuário no contexto das novas ruralidades
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar o capital humano de jovens do meio rural no âmbito da criação de croquis de moda-vestuário em Surubim, Pernambuco, como estratégia de desenvolvimento local. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas semiestruturadas com analise qualitativa. As amostras foram compostas por 7 jovens, 4 empresários do ramo de confecção e 3 representantes das instituições de ensino de Surubim. Os resultados nos revelaram que um dos setores mais ambicionados pelos jovens na indústria de confecções é o de criação. Um dos elementos fundamentais no exercício da imaginação com criatividade é o capital humano. Enquanto um processo em construção, o desenvolvimento local no contexto das novas ruralidades deve proporcionar melhores condições de vida para as populações locais, bem como o acesso ao conhecimento, fator primordial que imbrica na valorização do capital humano dos jovens rurais.
Palavras-chave: Juventude rural. Capital humano. Moda-vestuário. Desenvolvimento local.
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