Capital humano e juventude rural na criação e produção da moda-vestuário no contexto das novas ruralidades

Autores

  • Simone José Bernardo Instituto Agronômico de Pernambuco
  • Angelo Braz Fernandes Callou Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o capital humano de jovens do meio rural no âmbito da criação de croquis de moda-vestuário em Surubim, Pernambuco, como estratégia de desenvolvimento local. Os procedimentos metodológicos foram entrevistas semiestruturadas com analise qualitativa. As amostras foram compostas por 7 jovens, 4 empresários do ramo de confecção e 3 representantes das instituições de ensino de Surubim.  Os resultados nos revelaram que um dos setores mais ambicionados pelos jovens na indústria de confecções é o de criação. Um dos elementos fundamentais no exercício da imaginação com criatividade é o capital humano. Enquanto um processo em construção, o desenvolvimento local no contexto das novas ruralidades deve proporcionar melhores condições de vida para as populações locais, bem como o acesso ao conhecimento, fator primordial que imbrica na valorização do capital humano dos jovens rurais.

Palavras-chave: Juventude rural. Capital humano. Moda-vestuário. Desenvolvimento local.

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Biografia do Autor

Angelo Braz Fernandes Callou, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), Recife, PE, Brasil.

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Bernardo, S. J., & Callou, A. B. F. (2013). Capital humano e juventude rural na criação e produção da moda-vestuário no contexto das novas ruralidades. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 24(1), 072–097. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3662

Edição

Seção

Artigos