Reflexos do acesso e consumo de água potável no cotidiano de mulheres em situação de pobreza: um estudo em comunidades urbanas do município de Jaboatão dos Guararapes/PE

Autores/as

  • Dinar Souza da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-8207-5203
  • Romilson Marques Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v30i1.6374

Palabras clave:

Consumo de água, Mulheres, Jaboatão dos Guararapes/PE

Resumen

Historicamente, as mulheres são as que mais padecem com a falta de acesso à água potável. Quase sempre são atribuições delas as atividades domésticas, incluindo suprir a demanda de água. A divisão sexual do trabalho determina tarefas de homens e mulheres, inclusive dentro do lar. Este artigo apresenta parte da pesquisa de dissertação de mestrado, e tem como objetivo descrever de que forma a falta de acesso à água potável reflete no cotidiano de mulheres em situação de pobreza. A construção desta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, exploratória, composta por pesquisa documental, coleta de campo e tratamento dos dados. A pesquisa foi realizada em comunidades da área urbana do município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que muitas mulheres têm o cotidiano marcado pela precarização do acesso e do consumo de água. A provisão de infraestruturas para um abastecimento de água adequado reduziria potencialmente a sobrecarga de tempo de mulheres, uma vez que, além do período gasto em afazeres domésticos, precisam dedicar um tempo para o provimento de água, aumentando, assim, a sobrecarga total de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dinar Souza da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre pelo Programa de Pos-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento social (PGCDS) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Romilson Marques Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia - Núcleo de Pós-graduação em Administração da UFBA (2007). Mestrado em Administração e Comunicação Rural(1998). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), e Atualmente é professor pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Publicado

2019-03-17

Cómo citar

da Silva, D. S., & Cabral, R. M. (2019). Reflexos do acesso e consumo de água potável no cotidiano de mulheres em situação de pobreza: um estudo em comunidades urbanas do município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 30(1), 49–67. https://doi.org/10.31423/oikos.v30i1.6374