Representação da velhice

reflexões sobre estereótipo, preconceito e estigmação dos idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.9889

Palavras-chave:

Envelhecimento , Estigmatização , Estereótipos , Velhice

Resumo

No atual contexto, compreender as diferentes representações sociais torna-se importante por trazer elementos que podem auxiliar na construção de uma velhice saudável e satisfatória. Neste artigo, objetiva-se descrever os estereótipos relacionados à velhice, refletindo sobre os preconceitos que envolvem idosos, a fim de desconstruir a estigmatização desses indivíduos. Para maior entendimento sobre as especificidades que envolvem os idosos, realiza-se um levantamento da literatura, propiciando a discussão e a compreensão desta temática, de modo descritivo, em bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD (teses e dissertações); da Scientific Electronic Library Online – Scielo; e no Portal de Periódicos Capes. Desse modo, foi possível concluir que a sociedade prioriza a valorização da juventude em detrimento da velhice; mas é importante haver espaço, em nossa cultura, à vivência da heterogeneidade. Assim como o reconhecimento das necessidades decorrentes das alterações biopsicossociais da velhice pode amenizar/eliminar o preconceito e o negativismo decorrentes dessa fase de vida.

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Biografia do Autor

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa , Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne) . Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais.Autora de artigos e capítulos de Livros Nacionais e Internacionais .Organizadora e autora de livros : VAZ DE MELLO, R. M. A.;SOARES, L. A.; Intercessões entre Papel, Atribuição, Mediação e Prática Pedagógica dos Tutores Presenciais na Formação Continuada de Professores a Distância , 2013, 122p. ISBN 978-85-8042-845-2 ; BARBOSA, J. M. S.;VAZ DE MELLO, R. M. A.; Plano de Desenvolvimento da Educação: um enfoque na escola básica (ebook) , 2015 ; BARBOSA, J. M. S.;VAZ DE MELLO, R. M. A.; Plano de Desenvolvimento da Educação: Um enfoque na escola básica: e na atuação do gestor escolar , Ed. Novas Edições Acadêmicas, 1ª ed., v. 1, 136p, ISBN 6130169442 , 2015 ; VAZ DE MELLO, R. M. A.;BARBOSA, J. M. S.; Formação continuada e a a distância de gestores escolares da Educação Básica: a experiência formativa da Universidade Federal de Viçosa , 1 ª ed. Curitiba, PR:Editora CRV, 2017. v. 1. 152p. ISBN: 9788544413203 ; VAZ DE MELLO, R. M. A.;BARBOSA, J. M. S.; Formação de profissionais da Educação Básica pública: reflexões para se pensar a educação a distância , 2017 ISBN 978-85-4441449-1

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Minó, N. M. ., & Vaz de Mello, R. M. A. (2021). Representação da velhice: reflexões sobre estereótipo, preconceito e estigmação dos idosos. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(1), 273–298. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.9889