As subjetividades do paciente oncológico em um hospital de ensino: a perspectiva do assistente social
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.9911Palabras clave:
Câncer. Hospital de Ensino. Serviço Social. Assistência à Saúde.Resumen
O câncer é apontado como a segunda principal causa de morte no mundo, sendo considerado um problema de saúde pública que ganha contornos de ordem biopsicossociais, os quais necessitam da intervenção do assistente social. O presente estudo teve como objetivo retratar a subjetividade vivenciada pelos pacientes oncológicos/hematológicos de um hospital de ensino na perspectiva do assistente social. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na metodologia dialética, de abordagem qualitativa, exploratória, e prospectiva, ocorrida no setor oncológico, de um hospital de ensino, localizado no município de Campo Grande-MS no período de maio a julho de 2016. A amostra contou com 10 voluntários, sendo utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdopara interpretação dos dados apurados. Dos depoimentos obtiveram-se as seguintes vertentes: fator cultural; atendimento psicológico; impossibilidade de trabalhar; colostomia nova realidade; determinantes do tratamento; atendimento do serviço social; tratamento quimioterápico. Conclui-se que a complexidade do atendimento integral das necessidades dos pacientes oncológicos requer que os mesmos sejam reconhecidos e compreendidos de forma multidimensional, por uma equipe multiprofissional, com abordagem interdisciplinar. Acredita-se que, por meio deste estudo, a transmissão dos anseios dos pacientes entrevistados do setor de oncologia, tenha sido viabilizada, oportunizando a socialização de suas vivências, suas necessidades e carências
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