O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMG

Cláudia Magarete Lacerda Veloso, ADRIANA DO CARMO SILVA ROCHA COUTO, MAYARA DE CARVALHO VALENTIM

Resumo


Estudos revelam que nas últimas três décadas ocorreram uma expressiva ampliação do ensino superior e, principalmente, nos cursos de Engenharia. No entanto, os índices de evasão nos cursos de Engenharia são expressivos. Muitos estudantes que conseguem se matricular nos cursos de Engenharia, acabam abandonando o curso. Muito embora o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições socioeconômicas nas quais, muitas vezes se encontram, contribuem fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos. No intuito de diminuir a evasão escolar, as Instituições de Ensino Superior tem oferecido a esses alunos que apresentam uma formação escolar incipiente alguns instrumentos de nivelamento. Nesta pesquisa iremos identificar os instrumentos de nivelamento utilizados pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, para os cursos de Engenharia Civil. Interessa-nos saber se o nivelamento escolar oferecido pela FACEMG contribui na redução da evasão nos cursos de Engenharia Civil. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 The Journal of Engineering and Exact Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

eISSN 2527-1075 - The Journal of Engineering and Exact Sciences

revistareq2@gmail.com

(OLD TITLE: EISSN 2446-9416 - Journal of Chemical Engineering and Chemistry)

Av. P. H. Rolfs, s/n Departamento de Química/UFV

36570-900 Viçosa-MG/Brazil

https://periodicos.ufv.br/ojs/jcec

Template:
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/template_REQ2.docx
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/template_REQ2.pdf

 

Flag Counter