Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • The submission has not been previously published, nor is it presented to another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in the PDF document file format, following the jCEC template.
  • A list of ad-hoc reviewers must be suggested by the authors in a different PDF file, containing at least three names (full name, e-mail address, affiliation and area of expertise (if possible). It is recommended that this list does not contain names of ad-hoc reviewers that are already enrolled with the jCEC (please see updated list on the journal website, particularly on the edition of v. 5, n. 5, 2019).
  • The identification of authorship of any paper must be removed from the Word file and the option "Properties in Word", thereby ensuring the confidentiality of the journal. The text meets the formatting standards of the journal cited in “Guidelines for authors” in the “About” section.
  • A version of the manuscript, edited in the DOCX format must be included as a supplementary document.
  • The COVER PAGE FOR AUTHORS FORM in the scanned format must be included as a supplementary document.
  • If the article is accepted for publication, the authors acknowledge that they must pay the corresponding publication fee, defined by the Editorial Team, in the link:
    https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/pagamento-de-taxa-de-publicacao-para-o-jCEC-journal
  • I read all the previous items and I agree with them.

Diretrizes para Autores

O periódico aceita para publicação manuscritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Manuscritos bilíngues, submetidos em fluxo contínuo, estarão isentos de taxa de publicação (APC), caso aceitos. Trabalhos apresentados anteriormente em eventos científicos da área, cujo resumo e/ou versão integral tenham sido publicados em anais, podem ser submetidos ao periódico, cabendo ao Corpo Editorial a decisão de publicá-los, desde que os autores submetam como documento suplementar o certificado ou comprovante de apresentação. Recomenda-se que a versão a ser publicada no periódico agregue as discussões e avanços obtidos com a discussão do trabalho no evento científico em que foi apresentado anteriormente.

A. Ver e ler com atenção os tutoriais: https://periodicos.ufv.br/jcec/Tutorials.

B. O autor da submissão deverá efetuar o cadastramento em nosso Portal, sob:

https://periodicos.ufv.br/jcec/user/register?source= nos perfis AUTOR, LEITOR e se, for o caso, AVALIADOR.

C. Para a submissão serão necessários os seguintes elementos:

C1. Informações OBRIGATÓRIAS:

  • Título do manuscrito, em PORTUGUÊS.
  • Título do manuscrito, em INGLÊS.
  • Resumo do manuscrito, em PORTUGUÊS.
  • Resumo do manuscrito, em INGLÊS.
  • Palavras-chave do manuscrito, em PORTUGUÊS.
  • Palavras-chave do manuscrito, em INGLÊS.
  • Autores:
  1. Ordem de autoria
  2. Nome Completo (dividido em PRIMEIROS NOMES + SOBRENOME)
  3. Email de contato
  4. ORCID
  5. País
  6. Instituição.

C2. Documentos OBRIGATÓRIOS:

  • Documento manuscrito em formato .pdf: SEM identificação de autoria, conforme instruções:

https://periodicos.ufv.br/jcec/Template

  • Documento manuscrito em formato .docx, COMPLETO, COM identificação de autoria, conforme instruções:

https://periodicos.ufv.br/jcec/Template

  • Documento Cover Page For Authors Form, em ARQUIVO ÚNICO, formato .pdf, preenchido e assinado pelo autor da submissão em todas as páginas, conforme instruções.

https://periodicos.ufv.br/jcec/Cover

  • Documento list of ad-hoc reviewers: em formato .pdf, contendo uma listagem de 3 (três) possíveis avaliadores para qualquer área de avaliação do periódico, contendo OBRIGATORIAMENTE: nome completo + instituição + email de contato + formação e/ou área de conhecimento.  Tal lista é necessária para aumentarmos e qualificarmos o banco de Avaliadores do periódico. Não há necessidade de contatar os possíveis avaliadores previamente. Cabe ao periódico esta tarefa. Estes autores não necessariamente serão contactados para avaliar o manuscrito a ser submetido. Apenas apresente uma listagem contendo as 3 indicações. Obs. Antes verifique os atuais Avaliadores do periódico, acessando: 

https://periodicos.ufv.br/jcec/Reviewers

D. Após (B) e com todos os elementos e documentos obrigatórios (C), um dos autores - AUTOR DA SUBMISSÃO -, deve se logar no sistema, no Perfil AUTOR e efetuar a submissão do manuscrito. Obs.: Serão necessários 5 passos para efetuar a submissão. Para iniciar: selecionar o botão de comando NOVA SUBMISSÃO e seguir as INSTRUÇÕES:

PASSO 1/5 - INÍCIO:

Idioma da Submissão/Submission Language: selecionar se o manuscrito está escrito em língua INGLESA ou em PORTUGUÊS.

Seção/Section: selecionar a seção apropriada:

  • GENERAL PAPERS: para submissões em geral, em fluxo contínuo.
  • INVITATION (ou outra seção específica, conforme CONVITE): para submissão para a qual foi realizado um convite prévio por parte do Corpo Editorial.

Requisitos para Envio de Manuscrito/Submission Requirements: ler e selecionar/marcar todos os requisitos.

Contato de Correspondência/Corresponding Contact: selecionar.

Aceitar a declaração de direitos autorais/Acknowledge the copyright statement: ler e selecionar/marcar os dois itens.

Clicar no botão de comando SALVAR E CONTINUAR.

-

PASSO 2/5 – TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO:

Componentes do artigo => Manuscript Paper (PDF) => Clicar em ENVIAR ARQUIVO => efetuar o UPLOAD do manuscrito em PDF => CONTINUAR => CONTINUAR.

Pressionar o botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO: seguir os mesmos procedimentos anteriores e efetuar o upload dos DEMAIS DOCUMENTOS

Manuscript Paper (DOCX) – (OBRIGATÓRIO, com IDENTIFICAÇÃO de autoria - abaixo do título)

Cover Page For Authors Form (PDF) – (OBRIGATÓRIO, sem IDENTIFICAÇÃO autoria - abaixo do título e nas propriedades do arquivo)

List of Ad-hoc Reviewers (PDF) - – (OBRIGATÓRIO)

Clicar no botão de comando SALVAR E CONTINUAR.

-

PASSO 3/5 – DADOS DA SUBMISSÃO:

Prefixo: NÃO PREENCHER.

Título: título completo do manuscrito: NÃO Usar Caixa Alta.– (OBRIGATÓRIO: PORTUGUÊS E INGLÊS). Exemplo: “Título com caixa baixa sem ponto final e sem aspas, sem negrito, sem itálico”.

Subtítulo: NÃO PREENCHER.

Resumo:  copiar e colar do manuscrito. – (OBRIGATÓRIO: PORTUGUÊS E INGLÊS).

Lista de Coautores: selecionar Incluir Coautor. Serão necessários os seguintes dados: (O AUTOR DA SUBMISSÃO É RESPONSÁVEL PELO REGISTRO CORRETO DOS DADOS DOS DEMAIS AUTORES/COAUTORES):

Nome: nome completo por extenso de cada autor/coautor (dividido em Nome + Sobrenome. Exemplo Fulano Ciclano de Beltrano: Nome: Fulano Ciclano de; Sobrenome: Beltrano).– (OBRIGATÓRIO) 

Como você prefere ser tratado(a)? Pronomes de tratamento, nomes do meio e sufixos podem ser adicionados aqui: NÃO PREENCHER.

Contato: email do autor/coautor.– (OBRIGATÓRIO) 

Pais: país de residência/trabalho do autor. – (OBRIGATÓRIO)

Dados Complementares: ORCID id do autor.– (OBRIGATÓRIO). Exemplo: https://orcid.org/0000-000x-xxxx-xxxx

Instituição/Afiliação: .– (OBRIGATÓRIO) 

Resumo da Biografia:  NÃO PREENCHER.

Papel do colaborador: selecionar AUTOR. – (OBRIGATÓRIO)

ORCID: marcar o botão “Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor”. – (OBRIGATÓRIO)

Clicar no botão de comando SALVAR.

Se necessário, pode-se usar o recurso Ordenar. (os nomes dos autores devem estar ordenados na mesma sequência que aquela do manuscrito, no campo autoria).

Palavras-chave: copiar e colar do manuscrito, isoladamente, cada palavra-chave. (OBRIGATÓRIO: PORTUGUÊS E INGLÊS).

Clicar no botão de comando SALVAR E CONTINUAR.

-

PASSO 4/5 – CONFIRMAÇÃO:

Clicar no botão de comando FINALIZAR A SUBMISSÃO.

 

PASSO 5/5 – PRÓXIMOS PASSOS: Submissão completa. Será enviada uma mensagem automática de confirmação da submissão, com o número de identificação da mesma. Referir sempre a este número ao entrar em contato com o Periódico.

E. Normas/Informações adicionais:

E1) Template: https://periodicos.ufv.br/jcec/Template   

E2) Cover Page for Authors Form: https://periodicos.ufv.br/jcec/Cover  

E3) Após a submissão, o artigo será encaminhado pela Editoria para avaliação quanto a similaridades e/ou possibilidade de plágio, por meio de análise na ferramenta iThenticate, conforme Política Editorial:  https://periodicos.ufv.br/jcec/iThenticate

E4) Caso haja necessidade, serão trocadas mensagens entre o Corpo Editorial e os Autores para ajustes.

E5) Serão arquivadas:

E5.1) Submissões com manuscritos fora da formatação/template.

E5.2) Submissões com manuscritos com problemas textuais/digitação/configuração, etc.

E5.3) Submissões com manuscritos, com percentual de similaridades/plágio acima de 20%. Ver informações adicionais em  https://periodicos.ufv.br/jcec/iThenticate

E5.4) Submissões sem autoria ou coautoria de pelo menos um autor, com doutorado.

E5.5) Submissões incompletas (ausência de documentos e/ou registro de dados no sistema OJS).

E6) Em caso de aceitação do manuscrito para publicação, a mesma poderá ocorrer dentro de programação definida pelo Corpo Editorial.

E7) O email para contato com o periódico é: jcec.journal@ufv.br. Ao se comunicar com o periódico, informar sempre no campo assunto da mensagem, o número de identificação da submissão (tal número está disponível no sistema OJS e em mensagens previamente encaminhadas pelo Corpo Editorial).

E8) A publicação de manuscritos está condicionada ao devido pagamento de taxas, conforme:

https://periodicos.ufv.br/jcec/Fees

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