O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMG
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404Résumé
Estudos revelam que nas últimas três décadas ocorreram uma expressiva ampliação do ensino superior e, principalmente, nos cursos de Engenharia. No entanto, os índices de evasão nos cursos de Engenharia são expressivos. Muitos estudantes que conseguem se matricular nos cursos de Engenharia, acabam abandonando o curso. Muito embora o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições socioeconômicas nas quais, muitas vezes se encontram, contribuem fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos. No intuito de diminuir a evasão escolar, as Instituições de Ensino Superior tem oferecido a esses alunos que apresentam uma formação escolar incipiente alguns instrumentos de nivelamento. Nesta pesquisa iremos identificar os instrumentos de nivelamento utilizados pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, para os cursos de Engenharia Civil. Interessa-nos saber se o nivelamento escolar oferecido pela FACEMG contribui na redução da evasão nos cursos de Engenharia Civil. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março.
Téléchargements
Références
AMORIM, B. S. et al. A importância de uma reforma no ensino da matemática e a contribuição da contextualização para a permanência dos estudantes ingressantes no curso de engenharia civil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais... Campina Grande: CONEDU, 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11372_18082016194211.pdf> Acesso em: 30 abr. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CES11 de 11 de março de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf>. Acessado em 02 de maio de 2017.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS – FACEMG. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil. Belo Horizonte, 2014.
FERREIRA, J. E. R.M. A formação ao longo da vida (FLV): um estudo sobre a formação profissional de trabalhadores da construção civil. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG, Belo Horizonte, 2012.
INSTITUTO NACIONAL ENSINO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior: Graduação. 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acessado em 06 de maio de 2016.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1995.
RAFAEL, R. C; ESCHER, M. A. Evasão, baixo rendimento e reprovação em cálculo diferencial e integral: uma questão a ser discutida. Disponível em: <http://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/EVAS%C3%83O-BAIXO-RENDIMENTO-E-REPROVA%C3%87%C3%95ES-EM-C%C3%81LCULO-DIFERENCIAL-E-INTEGRAL-UMA-QUEST%C3%83O-A-SER-DISCUTIDA-2.pdf> Acessado em 30 de abril de 2017.
SEMESP. Mapa do Ensino Superior 2016. Disponível em: <http://www.semesp.org.br/site/pesquisas/mapa-do-ensino-superior/mapa-do-ensino-superior-2016>. Acessado em 02 de maio de 2017.
SILVA FILHO, R. L. B; et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
SILVESTRE, E. Pela primeira vez, engenharia recebe mais calouros que curso de direito. Disponível em: <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/04/pela-primeira-vezengenharia-recebe-mais-calouros-que-curso-de-direito.html>. Acessado em 02 de maio 2017.
TOMASI, A. A construção social da qualificação dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte: um estudo sobre os mestres de obras. Belo Horizonte: UFMG/CNPq, 1999. Relatório de Pesquisa.