POLIFOSFATO DE AMÔNIO E SUPERFOSFATOSIMPLES EM CULTIVARES DE FEIJÃO COMUM
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10156Palavras-chave:
Adubação, Fósforo, Produtividade.Resumo
O fósforo é o nutriente mais limitante do cultivo do feijoeiro, entretanto este nutriente é pouco absorvido pelo alto poder de retenção deste elemento no solo. Dessa forma estudos com fontes, níveis e cultivares são importantes para melhorar a produtividade desta cultura. Diante do exposto este trabalho teve como objetivo avaliar cinco cultivares de feijão comum submetidos a níveis de fósforo com superfosfato simples e polifosfato de amônio. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados no arranjo fatorial 5x2x2 com cinco cultivares (Uirapuru, Tuiuiu, Tangara, Estilo e Esplendor); duas fontes de fósforo (Superfosfato simples e polifosfato de amônio); dois níveis de adubações (alto e médio), sendo a dose média com superfosfato simples a de 50 mg P2 O.kg -1 de solo e a alta com 200 mg P2 O.kg -1. As cultivares apresentaram variabilidade genética para produtividade, massa de 100 grãos e altura da inserção da primeira vagem e a dose de 200 mg P2 O.kg -1 de solo aumentou o diâmetro do caule, o número de vagens, a massa de 100 grãos e a produtividade das cultivares Tangará, Uirapuru e Esplendor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.