DESEMPENHO DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA MANEJO DE PALHAS E PLANTIO DIRETO NA AGRICULTURA ORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v8i1.463Palavras-chave:
agroecologia, conservação de solo, cultivo orgânico, plantadorasResumo
Um dos principais limitadores para a aplicação do sistema de plantio direto na agricultura orgânica é o manejo das plantas de cobertura, pela impossibilidade de uso de herbicidas para dessecação da palhada. Objetivou-se avaliar diversas formas de manejo de palhas e plantadoras, sobre diferentes plantas de cobertura, para sistema orgânico de produção, como alternativas operacionais e econômicas para o pequeno e grande produtor agrícola. Foram avaliados seis tipos de máquinas e implementos para roçagem e rolagem das plantas e três tipos de plantadoras. Verificou-se que os rolos-faca a trator e a microtrator foram as melhores opções, destacando-se com maiores eficiências operacionais e menores gastos de mão de obra, além de proporcionarem boas taxas de cobertura de solo. A plantadora de 2 linhas foi mais eficaz que as demais, além do potencial de ser utilizada no plantio direto em áreas maiores. Em pequenas áreas de agricultores familiares, o uso da matraca é uma boa opção, enquanto que a plantadora de 1 linha não apresenta rendimento de trabalho que justifique seu emprego no plantio direto na palha.
Downloads
Referências
BOER, C.A.; ASSIS, R.L.; SILVA, G.P. et al. Ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura na entressafra em um solo de cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.42, n.9, p.1269-1276, 2007.
BORTOLUZZI, E.C.; ELTZ, F.L. F. Efeito do manejo mecânico da palhada de aveia preta sobre a cobertura, temperatura, teor de água no solo e emergência da soja em sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciências do Solo, v.2, n.2, p.449-457, 2000.
CORRÊA, M.L.P.; GALVÃO, J.C.C.; FONTANETTI, A. et al. Dinâmica populacional de plantas daninhas na cultura do milho em função de adubação e manejo. Revista Ciências Agronômicas, v.42 n.2, p.354-363, 2011.
CORTEZ, J.W.; FURLANI, C.E.A.; VIGNA, G.P. et al. Desempenho do trator agrícola no manejo da cultura de cobertura e pressão de inflação do pneu da semeadora. Engenharia Agrícola, v.29, n.1, p.72-80, 2009.
DENARDIN, J.E.; KOCHHANN, R.A. Requisitos para implantação e a manutenção do sistema do plantio direto. In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Trigo. Plantio direto no Brasil. Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT. 1993, p. 19-27.
GAMA-RODRIGUES, A.C.; GAMA-RODRIGUES, E.F.; BRITO, E.C. Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos culturais de plantas de cobertura em Argissolo Vermelho-Amarelo na região noroeste fluminense-RJ. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.31, n.6, p.1421-1428, 2007.
GAMERO, C.A.; SIQUEIRA, R.; LEVIEN, R. et al. Decomposição da aveia preta (Avena strigosa Schre.) manejada com rolo-faca e triturador de palhas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 26., 1997, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 1997. 1 CD-ROM.
KAPPES, C.; ZANCANARO, L. Sistemas de consórcios de braquiária e de crotalárias com a cultura do milho. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.14, n.2, p.219-234, 2015.
MATZENBACHER, R.G. A cultura da aveia no sistema plantio direto. Cruz Alta: FUNDACEP FECOTRIGO. 1999, 200 p.
SOUZA, J.L. de; RESENDE, P. Manual de Horticultura Orgânica. 3. ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 2014. 841p.
PRADO, R.M.; NATALE, W.; FURLANI, C.E.A. Manejo mecanizado de atividades para a implantação de culturas. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2002. 99p.
SILVA, P.R.F.; SANGOI, L.; ARGENTA, G. et al. Arranjo de plantas e sua importância na definição da produtividade em milho. Porto Alegre: Evangraf, 2006. 64p.
TOKATLIDIS, I.S.; KOUTROUBAS, S. D. A review of maize hybrids’ dependence on high plant populations and its implications for crop yield stability. Field Crops Research, v.88, n.2, p.103-114, 2004.
VIEIRA, L.B.; REIS, E.F. Máquinas para o plantio direto. Informe Agropecuário, v.22, n.208, p.44, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.