Covid-19 e Universidades Federais

O que a experiência da pandemia têm contribuído para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária?

Autores

Resumo

Este estudo discute os impactos da pandemia causada pelo coronavírus no ensino, pesquisa, extensão e gestão das universidades federais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva-exploratória, buscou-se sistematicamente por notícias e dados sobre as ações desenvolvidas por dez Universidades brasileiras. No ensino, observou-se que ampliar e democratizar a educação a distância exige planejamento institucional e políticas públicas, o que não foi possível de se providenciar na pandemia, embora considerou-se essa forma de ensinar pelo seu potencial inclusivo. Demonstrou-se, na pesquisa, a notória relevância das Universidades em produzir técnicas inovadoras de enfrentamento à pandemia. Na extensão, houve um aperfeiçoamento nos processos de assistência a estudantes economicamente vulneráveis, sobretudo relacionado à inclusão digital. Na administração, as universidades adotaram o trabalho remoto, mas houve a necessidade de reavaliar o corpo técnico para atender à demanda, embora houvesse discussões em torno dos desvios de função e de acumulação de funções. Em síntese, houve uma forte atuação das Universidades em resposta à pandemia para manter o serviço público e em apoio à sociedade. A pandemia demonstrou, ainda, as fragilidades dessas instituições, sobretudo no que tange ao modelo de gestão que ainda é o burocrático, mas que precisa ser mais flexível, eficiente e democrático, sem perder, contudo, a segurança jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Artiaga Paula, Universidade Federal de Viçosa

Graduado, especialista e mestre em Direito. Doutor na área interdiciplinar de Promoção da Saúde. Docente na área de Direito e no Mestrado Profissional em Administração Públiba (PROFIAP) na Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba. 

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

de Sousa Bernardes, D., Cristina de Oliveira Galvão, K., Queiroz Melo, D., Gomes Martins Fonseca, A., & Artiaga Paula, C. E. (2021). Covid-19 e Universidades Federais: O que a experiência da pandemia têm contribuído para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária?. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12225