Oficinas de ensino de História e educação antirracista no currículo universitário
Resumo
Este artigo discute acerca do currículo do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no que tangencia ao Ensino de Oficinas de História, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. Assim como das discussões das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Além do debate sobre currículos e a estrutura do conhecimento nas universidades de autores contemporâneos. A metodologia está baseada na investigação de Planos Pedagógicos de Cursos, e de informações do “Sistema Integrado de Gestão Acadêmica” da Instituição. As análises revelam lacunas no Ensino de Oficinas de Ensino de História no que tangencia aos estudos das relações étnico-raciais, debate este crucial para concepções historiográficas, propostas pedagógicas, livros didáticos e paradidáticos e a formação de professores para a Educação Básica no na sociedade brasileira.