Oficinas de ensino de História e educação antirracista no currículo universitário

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Resumo

Este artigo discute acerca do currículo do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no que tangencia ao Ensino de Oficinas de História, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. Assim como das discussões das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Além do debate sobre currículos e a estrutura do conhecimento nas universidades de autores contemporâneos. A metodologia está baseada na investigação de Planos Pedagógicos de Cursos, e de informações do “Sistema Integrado de Gestão Acadêmica” da Instituição. As análises revelam lacunas no Ensino de Oficinas de Ensino de História no que tangencia aos estudos das relações étnico-raciais, debate este crucial para concepções historiográficas, propostas pedagógicas, livros didáticos e paradidáticos e a formação de professores para a Educação Básica no na sociedade brasileira.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva, M. A. B. da. (2021). Oficinas de ensino de História e educação antirracista no currículo universitário. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12970