Acesso das pessoas negras surdas ao Ensino Superior Público no Brasil:

Uma abordagem exploratória

Autores

Resumo

O presente trabalho integra pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja ênfase investigativa assenta-se na abordagem exploratória de políticas públicas de acesso das pessoas negras surdas ao Ensino Superior Público no Brasil. Como metodologia, é utilizada a pesquisa bibliográfica para a identificação de estudos que tematizam a dupla identidade da pessoa negra surda e sua representatividade na sociedade perante o marcador de identificação inicial. Como resultados, foi possível identificar uma
carência de pesquisas que interseccionem a população negra surda e o acesso à educação, ao lado de possíveis lacunas de políticas específicas. Assim, urge que se realizem estudos e políticas públicas que relacionem as pessoas negras surdas em que tange a temática da inclusão e das relações étnico-raciais no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Bessa Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também conclui mestrado em Educação - Linha de pesquisa - Estado e Políticas Públicas. Especialista em Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito pelo Conselho Latino-Americno de Ciências Sociais (CLACSO) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde coordena o Programa Permanente de Extensão em Direitos Humanos e o Grupo de Pesquisa em Desigualdades e Efetividades de Políticas Públicas para Direitos Sociais (GEPEDESE/CNPq) e é membra do Grupo de Pesquisa Pluralismos Jurídicos e Usos emancipatórios do Direito.

Jaqson Alves Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) (UFSB); graduado em História (UNEB); em Letras (Faerpi) e em Letras Libras (Faerpi); Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG) e em Tradução Interpretação e Docência em Libras (UNÍNTESE). E-mail: jaqson.santos@cpf.ufsb.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Oliveira, C. B. F. de, & Alves Santos, J. (2021). Acesso das pessoas negras surdas ao Ensino Superior Público no Brasil:: Uma abordagem exploratória. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12990