O papel das Câmaras Municipais na administração das cidades no século XIX e a configuração do município de Viçosa (MG)

Autores

  • Patrícia Vargas Lopes de Araújo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender as alterações ocorridas na organização e na atuação das Câmaras Municipais brasileiras no século XIX, procurando discutir os impactos provocados pela promulgação da Lei de 1.º de outubro de 1828 quanto à reorganização da administração municipal. Nesse sentido, propõe-se a discussão acerca da criação da Câmara Municipal de Vila de Santa Rita do Turvo (1871), posteriormente cidade Viçosa de Santa Rita (1876), com a finalidade de compreensão das ações e atuações dessa instituição no século XIX, os impactos na organização político-administrativa do município e no ordenamento urbano. Em específico, a análise do processo de constituição das posturas municipais quando da elevação do arraial a vila, com consequente criação da Câmara Municipal, e posteriormente a elevação ao estatuto de cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Vargas Lopes de Araújo, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada IV do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa (DHI-UFV). E-mail: patricia.lopes@ufv.br.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Araújo, P. V. L. de. (2024). O papel das Câmaras Municipais na administração das cidades no século XIX e a configuração do município de Viçosa (MG). Revista De Ciências Humanas, 1(24). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/18825