Professoras negras em universidades públicas do Ceará: das práticas de enfrentamento aos afrontamentos raciais

Autores

  • Maria Simone Euclides Universidade Federal do Piauí
  • Joselina da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa de doutorado em andamento, intitulada “Mulheres negras, doutoras e professoras universitárias”, cujo objetivo é analisar a trajetória profissional de mulheres negras doutoras e professoras universitárias de universidades públicas do estado do Ceará. A metodologia adotada é qualitativa pela realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados até o momento chamam a atenção para a perpetuação de racismo e sexismo nas universidades e para as estratégias cotidianamente redesenhadas por docentes negras, pelo enfrentamento direto dessas questões em seu locus de atuação acadêmica e extra-acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Simone Euclides, Universidade Federal do Piauí

Professora da Universidade Federal do Piauí, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará

Joselina da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenadora do N’BLAC (Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Gênero, Relações Raciais e Movimentos Sociais)

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

Euclides, M. S., & da Silva, J. (2018). Professoras negras em universidades públicas do Ceará: das práticas de enfrentamento aos afrontamentos raciais. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/2112