Produs - Programa de Inovação em Docência Universitária da Universidade Federal de Viçosa: (trans) formando, inovando, ousando no ensino, aprendizagem e avaliação universitária

Autores

  • Thais Rocha Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana Araújo Pena Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Universidade Federal de Viçosa
  • Érica Toledo Mendonça Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O novo paradigma de ensino-aprendizagem, proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, objetiva transferir o foco do ensino tradicional centrado no professor, no conteúdo e na memorização, para o ensino centrado no processo de aprendizagem, dando protagonismo ao educando e ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a tendência atual é a busca de métodos inovadores, norteados por uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no educando como sujeito proativo na construção do conhecimento e do profissional. Visando ao enfrentamento desses desafios, destaca-se a criação do Produs com o objetivo de promover ações de ensino, aprendizagem e avaliação aos docentes e estudantes da UFV, por meio de metodologias ativas e inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Rocha Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Viçosa

Mariana Araújo Pena Bastos, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Viçosa

Rosângela Minardi Mitre Cotta, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçoa e coordenadora
do Produs

Érica Toledo Mendonça, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Barbosa, T. R., Bastos, M. A. P., Cotta, R. M. M., & Mendonça, Érica T. (2019). Produs - Programa de Inovação em Docência Universitária da Universidade Federal de Viçosa: (trans) formando, inovando, ousando no ensino, aprendizagem e avaliação universitária. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3923