Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

Qualquer pessoa, seja ela vinculada ou não à Universidade Federal de Viçosa, poderá submeter artigos para publicação na Revista de Ciências Humanas, os quais deverão ser inéditos.

Os artigos obrigatoriamente devem estar relacionados com as temáticas do dossiê, no caso dos manuscritos submetidos na seção "Artigos", e com as Ciências Humanas, no caso dos manuscritos submetidos na seção "Estudos e debates". Os artigos devem ser enviados através da plataforma constante no site www.periodicos.ufv.br/ojs/RCH.


Os trabalhos devem atender às disposições especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR6022, para preparação de artigos em publicações periódicas; NBR6023, para elaboração das referências; NBR10520, para citações em documentos; NBR6028, para apresentação dos resumos; NBR14724 nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos).

Os artigos deverão estar em editor de texto Microsoft Office (.doc) ou Open Office (.odt) e ter a seguinte formatação:
. Entre 15 a 25 laudas no formato A4;
. Fonte Times New Roman. Para o corpo do texto: tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5; para as notas de rodapé: tamanho 10 e entrelinhas 1,0; para citações recuadas: 4cm de recuo, tamanho 10, espaço entrelinhas 1,0;
. Margens superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
. Alinhamento justificado e com numeração de páginas à direita, na parte inferior da página.

Os elementos pré-textuais deverão ser organizados na seguinte ordem:
· TÍTULO: SUBTÍTULO (se houver) em Português ou língua de origem;
· TÍTULO: SUBTÍTULO (se houver) em Inglês;
· RESUMO (limitado a 150 palavras);
· PALAVRAS-CHAVE (entre 3 e 5 palavras separadas por ponto);
· ABSTRACT (limitado a 150 palavras);
· KEYWORDS (entre 3 e 5 palavras separadas por ponto).

Título em inglês, abstract e keywords são de apresentação obrigatória.

A revisão do texto, nos idiomas escritos, é de inteira responsabilidade dos autores, não sendo permitida tradução automática. Caso seja identificada tradução automática, o artigo será rejeitado.

Glossário, Apêndice(s), Nota(s) e Anexo(s): incluir apenas o necessário. Caberá à Equipe Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

Quanto ao uso de siglas, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem apresentar a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para citações, referências e outros procedimentos:
. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520, com o sistema autor-data;
. Citações diretas, literais ou textuais: Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas. Citações com mais de três linhas, devem estar em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido;
. Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica.


Ao final do texto será necessária a apresentação das referências, com indicação em ordem alfabética das fontes utilizadas pelo autor, alinhadas à esquerda com espaçamento simples e de acordo com as especificações da NBR6023.

Os campos com nome do autor ou autores, instituição a que encontra-se vinculado, endereço, telefone, e-mail e biografia são de preenchimento obrigatório e deverão ser inseridos somente no sistema. O texto não poderá ter identificação.

Serão permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por artigo.

Uma vez aceito o trabalho, os autores receberão uma notificação e terão prazo de até 15 (quinze) dias para devolvê-lo com as alterações que se fizerem necessárias, de acordo com o parecer dos avaliadores.

É de responsabilidade dos autores reconhecerem e revelarem conflitos de natureza financeira, pessoal, comercial, política ou acadêmica que influenciem a elaboração ou avaliação do manuscrito.

Caso o artigo tenha recebido algum tipo de financiamento, os autores deverão indicar, por meio de nota de rodapé junto ao título do texto, em sua primeira página.

Todas as diretrizes acima descritas são obrigatórias e o descumprimento acarretará na rejeição do manuscrito.

Os artigos recebidos são submetidos a análise da Coordenação da Revista quanto à linha editorial e sua adequação aos critérios formais constantes na chamada. Sendo o trabalho considerado como relevante para a comunidade e atendidos os critérios, os manuscritos serão encaminhados para o processo de avaliação pelos pares.

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência dos editores da Revista, que selecionará os que forem considerados como expressivos para os profissionais e estudantes das Ciências Humanas, em particular para os leitores do periódico, e atendem aos requisitos da CAPES. A aprovação do manuscrito não é garantia de sua publicação.

A equipe editorial da Revista é soberana quanto à seleção e o aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles nos quais as solicitações dos pareceristas não foram atendidas.

A Revista reserva-se no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista.

A Coordenação da Revista possui autonomia para publicação de artigo de pesquisadores convidados.

Estudos e Debates

Seção aberta continuamente para recepção de artigos com temáticas variadas para serem publicados junto aos dossiês, trazendo discussões que não necessariamente se relacionam com sua temática mas que também possuem relevância para as Ciências Humanas.

Entrevistas

Seção para publicação de entrevistas que tratem sobre temas concernentes às Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes.

 

Elementos textuais e formatação:

As entrevistas devem ser submetidas em editor de texto Microsoft Office (.doc) ou Open Office (.odt) e ter a seguinte formatação:
. Entre 5 e 25 laudas no formato A4;
. Fonte Times New Roman. Para o corpo do texto: tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5; para as notas de rodapé: tamanho 10 e entrelinhas 1,0; para citações recuadas: 4cm de recuo, tamanho 10, espaço entrelinhas 1,0;
. Margens superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 3 cm;
. Alinhamento justificado e com numeração de páginas à direita na parte inferior da página.

Os elementos pré-textuais deverão ser organizados na seguinte ordem:
· TÍTULO: SUBTÍTULO (se houver) em Português ou língua de origem;
· TÍTULO: SUBTÍTULO (se houver) em Inglês;

É necessário informar:

.Nome do entrevistador e do entrevistado;

.Biografia do entrevistador e do entrevistado;

.Motivação e contexto da entrevista.

 

Resenhas

Seção aberta para recepção de resenhas de até 3 (três) páginas sobre publicações de autores variados.

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