Gestão comunicacional urbana e a pandemia
As estratégias de Viçosa (MG)
Abstract
A pandemia de COVID-19 exigiu que fossem tomadas medidas de distanciamento e isolamento social, essenciais para conter o vírus, o que afetou profundamente a vida urbana. Este estudo buscou apresentar as estratégias comunicacionais adotadas pelo Município de Viçosa-MG no combate ao novo coronavírus, da segunda metade de março até 15 de agosto de 2020. Inicialmente, contextualizou-se a pandemia e seus impactos na vida urbana, sobretudo nas relações entre Sociedade Civil e Poder Público, na prestação de serviços públicos e na gestão da comunicação entre esses. Em seguida, realizou-se um estudo de caso com a Prefeitura de Viçosa – MG, analisando os canais de comunicação utilizados para interagir com o público e disseminar informações. Por fim, foi avaliada a efetividade dessas políticas, destacando seu impacto positivo na gestão urbana e na resposta à pandemia, evidenciando a relevância da política de comunicação implementada pela Prefeitura de Viçosa – MG.