Patrimônio iconográfico da cidade de Viçosa

Autores

  • Eduardo Luiz dos Santos Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0009-0008-2749-4895
  • Vanessa Cerqueira Teixeira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Em 2015, durante o XI Congresso de Arquivologia do Mercosul, foram apresentados os processos de organização e difusão aplicados às fotografias do Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa (ACH-UFV). De lá para cá tivemos avanços metodológicos significativos em relação ao tratamento de acervos do gênero iconográfico, e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) passou a dar maior atenção para este tipo de acervo, com investimentos na digitalização, disponibilização de bolsas de extensão e adesão de uma plataforma de descrição, acesso e difusão de documentos de guarda permanente. A partir disso, o objetivo desta publicação é apresentar as incorporações, relativas às fotografias que retratam a cidade de Viçosa, ao acervo iconográfico do ACH-UFV, apresentando a série de itens iconográficos denominada “Famílias Viçosenses”, e, por fim, pontuar que a “Coleção Fotos de Viçosa” vem contribuindo nas pesquisas que, sobremaneira, debatem as características e transformações da malha urbana da cidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Luiz dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Arquivista da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde fevereiro de 2011. Tutor do Curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar e a Práxis do Projeto Político Pedagógico, ofertado pelo Departamento de Educação da UFV, desde abril de 2024. Graduado em Arquivologia (2007) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em História Política: Poder e Cultura na História (2009), também pela UFES. Participação em associativismo na área de arquivologia desde 2004. Atuação em educação popular (2003 a 2009) e, em projetos de conscientização de questões étnico-raciais desde 2005.

Vanessa Cerqueira Teixeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Eduardo de Andrade, com financiamento Capes. A pesquisa "A quebra dos grilhões: devoção mercedária e crioulização em Minas Gerais (1740-1840)" foi selecionada, pelo PPGHIS-UFOP, como a melhor tese defendida em 2021, e publicada em livro pela Editora Páginas. Com este trabalho, foi ganhadora do 8º Prêmio Manoel Salgado da Associação Nacional de História (ANPUH), como a melhor tese defendida no biênio 2020-2022. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e é integrante do Núcleo de Pesquisa Impérios e Lugares do Brasil (PPGHIS-UFOP). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, e mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É historiadora associada à ANPUH - Minas Gerais. Foi professora da rede particular de ensino (Colégio Império, na cidade de Três Corações - MG, e Escola Coopercamp, em Campanha - MG), nos anos de 2022 e 2023. Áreas de interesse: História Cultural; História do Brasil Colônia; História de Minas Gerais; História da Arte, da Arquitetura e da Moda; Escravismo Atlântico; Irmandades Religiosas e Cultura Barroca.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

dos Santos, E. L., & Teixeira, V. C. (2024). Patrimônio iconográfico da cidade de Viçosa. Revista De Ciências Humanas, 1(24). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/19202