Uma proposta de prática educativa investigativa a partir de contos de Malba Tahan

legitimidade cultural e uma possibilidade de se partir de relações sociais e dos significados produzidos dentro de uma prática social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10587

Palavras-chave:

Prática Educativa Investigativa (PEI); Etnomatemática; Malba Tahan

Resumo

Esse estudo analisa significados produzidos a respeito do desenvolvimento de práticas, em uma perspectiva transdisciplinar. Evidenciou-se o desencadeamento de um processo de produção de significado, destacando a constituição de objetos, a formação de núcleos, interlocutores e legitimidades identificados em resíduos de enunciação, frutos do desenvolvimento de uma proposta transdisciplinar. O embasamento teórico constituiu-se na obtenção de dados e análises advindas dos cenários nihil obstat e in situ. A metodologia consiste em ações desenvolvidas, na perspectiva transdisciplinar, com alunos de uma escola campesina, em Santa Maria, a partir de um trabalho envolvendo o Pibid Interdisciplinar no Campo e o PET Matemática da UFSM (in situ); em uma análise da produção de significado, à luz do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), a respeito de entendimento de uma proposta transdisciplinar em práticas (nihil obstat). A ação apresentada desenvolveu-se a partir dos princípios de Práticas Educativas Investigativas, tomando como base o Manifesto da Transdisciplinaridade, os níveis de funcionamento da atividade humana, da Teoria da Atividade, o MCS e possibilidades de uma Educação etnomatemática. A prática envolve uma adaptação do conto dos 35 camelos, de Malba Tahan, com base na cultura gaúcha.

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

CHAVES, R.; TONIATO, L. T.; FERRARI, . V. L. A. .; IORA, M. .; RODRIGUES, P. S. . Uma proposta de prática educativa investigativa a partir de contos de Malba Tahan: legitimidade cultural e uma possibilidade de se partir de relações sociais e dos significados produzidos dentro de uma prática social. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 67–91, 2020. DOI: 10.47328/rpv.v9i02.10587. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10587. Acesso em: 21 dez. 2024.

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