Incursões ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a partir de um episódio em aula de Trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15727

Palavras-chave:

Educação Matemática, Produção de significado, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Neste artigo, fruto de uma pesquisa de abordagem descritiva, de natureza qualitativa, que adota o estudo de caso como procedimento metodológico, discute-se ideias pertinentes ao Modelo dos Campos Semânticos e sua potencialidade na compreensão de aspectos relevantes às atividades de ensino e de aprendizagem. Traz incursões a pressupostos do referido Modelo a partir de um episódio de aula, em um curso de formação de professores de matemática, considerando diálogos a respeito de equações trigonométricas, numa disciplina formativa. O método adotado às falas foi o de leitura plausível, com vistas a realizar-se produções de significados dos atores, efetuando-se uma análise epistemológica. Não limitando-se a apresentar um procedimento de resolução ou um recurso didático ao tema, o referido episódio permitiu observar que o ator Professor focou a produção de significado como aspecto central da aprendizagem, na qual os objetos matemáticos não foram tomados como um fim, mas como uma possibilidade a um exercício dialógico de base epistemológica, a partir do Modelo dos Campos Semânticos, em um processo de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto, 2013. (Coleção Ciências da Educação).

CHAVES, Rodolfo. Por que anarquizar o ensino de Matemática intervindo em questões socioambientais? 223f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

CHAVES, Rodolfo; FAJARDO, Ricardo. Algumas leituras no viés do modelo dos campos semânticos e etnomatemática. In: ANDRADE, Darly Fernando (editor). Série Educar – Matemática. v. 19. 1. ed. Belo Horizonte: Poisson, 2020. p. 143-156.

DAVYDOV, Vasily Vasilovich. O que é atividade de estudo. Trad. PRESTES, Ermelinda. Revista Escola Inicial, n. 7, ano 1999.

DAVYDOV, Vasily Vasilovich. Tipos de generalización em la enseñanza. 2. reimp. Moscou: Editorial Pedagógica, 1982 [1972].

GIMÉNEZ, Joaquin; LINS, Romulo Campos. The need for emphasizing global arithmetical and algebraic sense and meaming. In: GIMÉNEZ, J.; LINS, R. C.; GOMEZ, B. (Org.). Arithmetic and algebra education: searching for the future. 1. ed. Tarragona: Universitat Rovira i Virgili, 1996, v. 1, p. 5-15.

GOODMAN, Nelson. Of mind and other matters. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia y personalidade. México: Cartago, 1984.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Atividade e Consciência. 1972. In: https://marxists.org/portugues/leontiev/1972/mes/atividade.htm. Acesso em: 30 nov. 2015.

LINS, Romulo Campos. Os PCN e a Educação Matemática no Brasil. In: OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de et al. O Modelo dos Campos Semânticos na Educação Básica. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020 (Educação, Tecnologias e Transdisciplinaridades), p. 13-17.

LINS, Romulo Campos. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p.11-30.

LINS, Romulo Campos. Matemática, monstros, significados e Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.

LINS, Romulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. (Seminários DEBATES Unesp).

LINS, Romulo Campos. O modelo teórico dos campos semânticos: uma análise epistemológica da álgebra e do pensamento algébrico. Revista Dynamis Blumenau, v. 1, n. 7, FURB, p. 29 – 39, abr./jun. 1994.

LINS, Romulo Campos. Epistemologia, História e Educação Matemática: tornando mais sólida as bases da pesquisa. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – São Paulo, Ano 1, n. 1, set./1993, p.75-91.

LINS, Romulo Campos; GIMÉNEZ, Joaquin. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. (Perspectivas em Educação Matemática).

LURIA, Alexander Romanovich. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos sociais e culturais. 4. ed. São Paulo: Ícone, 1990.

MACHADO, Antônio dos Santos. Matemática: trigonometria e progressões. São Paulo: Atual, 1986.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. 2 ed, 7 imp. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. S. Paulo: Companhia das Letras, 2001 [1887].

SAD, Lígia Arantes. Cálculo Diferencial e Integral: uma abordagem epistemológica de alguns aspectos. Tese de Doutorado (em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 1999.

SILVA, Amarildo Melchiades da. Impermeabilização no processo de produção de significados para a Álgebra Linear. In: ANGELO, Claudia Laus et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p.79-90.

SILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. Rio Claro. 2003. 147f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista.

THE MAN who knew infinity. Direção: Matthew Brown, Produção: Edward R. Pressman, Sofia Sondervan, Jim Young, Jon Katz, Joe Thomas. Biografia, drama, Reino Unido. 109 min.

VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo Viola dos; LINS, Romulo Campos. Movimentos de Teorizações em Educação Matemática. Rio Claro (S.P), Bolema, v. 30, n. 55, p. 325-367. Ago. 2016.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras escogidas. Tradução de José Maria Bravo, v. I, II e III. Madrid: Visor, 1991.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Como Citar

CHAVES, R.; ARANTES SAD, L.; PEREIRA DOMINGUES, D. Incursões ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a partir de um episódio em aula de Trigonometria. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15727. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15727. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.