Uma Proposta de Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Titulações Ácido-Base
Palavras-chave:
Robótica Educacional, Titulador Automático, Ensino de QuímicaResumo
Uma proposta de utilização da robótica educacional no ensino de titulações ácido-base foi implementada com materiais de baixo custo. Por meio de conexões entre sensor de temperatura, módulo de pH, válvula peristáltica e plataforma Arduino®, uma titulação potenciométrica é operada automaticamente fornecendo uma curva de titulação remotamente para o Smartphone através do aplicativo Virtuino App (biblioteca Virtuino 1.7.0) e para a planilha Microsoft Excel por meio do software PLX-DAQ instalado no computador.
Downloads
Referências
ARDUINO. Arduino. 2019. Disponível em: <http://www.arduino.cc/>. Acessado em Jul. de 2019.
BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C.; MORAIS, W.C.S. e YOSHENO, F.H. Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. Em foco: a experimentação. Revista Itinerarius Reflectionis, v.12, n.1, p.1-12, 2016.
BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C.; BONOMO, F.A.F.; VARGAS, G.N.; ARAÚJO, R.J.S.; ALVES, D.R. A experimentação no Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado. QNEsc., v.39, n.3, 245-249, 2017.
CACHICHI, R.C. Uma nova proposta para experimentos remotos de Físico-Química utilizando microcontroladores e plataforma Moodle®. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
FAMULARO, N.; KHOLOD, Y.; KOSENKOV, D. Integrating Chemistry Laboratory Instrumentation into the Industrial Internet: Building, Programming, and Experimenting with an Automatic Titrator. J. Chem. Educ. v. 1, n.93, 175- 181, 2016.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova, v.32, n.2, 101-106, 2010.
FRANÇA, F.A.; BENITE, C.R.M.; OLIVEIRA, M.S.G.; VARGAS, G.N.; CANDIDO, A.C. Tecnologia Assistiva no Ensino de Química: o uso do pHmetro vocalizado. In: Anais do 57º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Gramado, RS, 2017.
GRINIAS, J.P.; WHITFIELD, J.T.; GUETSCHOW, E.D. e KENNEDY, R.T. An Inexpensive, Open-Source USB Arduino Data Acquisition Device for Chemical Instrumentation. J. Chem. Educ., v. 7, n.93, p. 1316-1319, 2016.
GEDDES, M. Manual de projetos do Arduino: 25 Projetos Práticos para começar. 1.ed. - São Paulo: Editora Novatec, 2017.
HILL, D.A.; ANDERSON, L.E.; HILL, C.J.; MOSTAGHIM, A.; RODGERS, V.G.J.; GROVER, W.H. MECs: "Building Blocks" for Creating Biological and Chemical Instruments. PLOS ONE. v.11, n.7, 1-15, 2016.
HIRDES, A. R. Projeto construção e avaliação de um termômetro eletrônico com aquisição automática de dados e aplicações no ensino de físico-química experimental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2015.
JIN, H.; QIN, Y; PAN, S.; ALAM, A.U.; DONG, S.; GHOSH, R.; DEEN, M.J. Open-Source Low-Cost Wireless Potentiometric Instrument for pH Determination Experiments. J. Chem. Educ. v.2, n.95, 326-330, 2018.
KUBÍNOVA, S. E SLEGR, J. ChemDuino: Adapting Arduino for Low-Cost Chemical Measurements in Lecture and Laboratory. J. Chem. Educ. v.10, n.92, 1751-1753, 2015.
LI, Y.C.; MELENBRINK, E.L.; CORDONIER, G.J.; BOGGS, C.; KHAN, A.; ISSAC, M.K.; NKHONJERA, L.K.; BAHATI, D.; BILLINGE, S.J.; HAILE, S.M.; KREUTER, R.A.; CRABLE, R.M.; MALLOUK, T.E. An Easily Fabricated Low-Cost Potentiostat Coupled with User-Friendly Software for Introducing Students to Electrochemical Reactions and Electroanalytical Techniques. J. Chem. Educ. v.9, n.95, 1658-1661, 2018.
MAISONNETTE, R.; A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. In. Proinfo - Programa Nacional de Informática na Educação – Paraná. 2002.
McCLAIN, R.L. Construction of a Photometer as an Instructional Tool for Electronics and Instrumentation. J. Chem. Educ. v. 5, n.91, 747-750, 2014.
MELONI, G.N. Building a Microcontroller Based Potentiostat: A Inexpensive and Versatile Platform for Teaching Electrochemistry and Instrumentation. J. Chem. Educ. v. 7, n.93, 1320-1322, 2016.
MOTA, A. Vida de Silício. O que é Arduino e como funciona? 2017. Disponível em http://twixar.me/lX1T, acessado em Julho de 2019.
PLX-DAQ. Download Summary. 2019. Disponível em: <https://www.parallax.com/downloads/plx-daq>. Acessado em Jul. de 2019.
PONTES, A.S. Desenvolvimento de um fotômetro LED-Vis portátil e microcontrolado por Arduino. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal da Paraíba, Joao Pessoa, 2014.
PROFQUI UFV. Pós-Graduação Stricto Sensu em Química – Mestrado Profissional. 2019. Disponível em: < http://www.profqui.ufv.br/>. Acessado em Jul. de 2019.
REIS, F. Introdução aos Microcontroladores. 2015. Disponível em: <http://twixar.me/RS1T>. Acessado em Jul. de 2019.
SOONG, R.; AGMATA, K.; DOYLE, T.; JENNE, A.; ADAMO, T., SIMPSON, A. Combining the Maker Movement with Accessibility Needs in an Undergraduate Laboratory: A Cost-Effective Text-to-Speech Multipurpose, Universal Chemistry Sensor Hub (MUCSH) for Students with Disabilities. J. Chem. Educ. v. 12, n.95, 2268-2272, 2018.
VIRTUINO. Start with Virtuino NOW! Disponível em: <https://virtuino.com/>. Acesso em Jul. de 2019.
VITORIANO, F.A.; TELES, V.L.G.; RIZZATTI, I.M.; LIMA, R.C.P. Promoting Inclusive Chemistry Teaching by Developing an Accessible Thermometer for Students with Visual Disabilities. J. Chem. Educ. v. 12, n.93, 2046-2051, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA PONTO DE VISTA
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.