Biologia em destaque: utilização de um jogo e modelos didáticos para o ensino da Embriologia
Palavras-chave:
recursos didáticos; desenvolvimento embrionário; ensino-aprendizagem.Resumo
O ensino de embriologia no ensino médio é um tanto quanto complexo, extenso, abstrato e, portanto, desafiador para o professor e para o aluno. O uso de jogos e modelos didáticos oportuniza o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras, além de estimular o interesse do aluno. Assim, o presente trabalho teve como intuito aplicar e avaliar os efeitos da dinâmica de um jogo e de modelos didáticos sobre embriologia, bem como concretizar o conhecimento transmitido pelas aulas teóricas, de uma forma lúdica, desafiadora e descontraída. Para isso, um jogo, composto por um tabuleiro e cartas, com perguntas e desafios, acompanhado de modelos didáticos, foi disponibilizado em turmas do 1º ano do ensino médio. A presente abordagem pedagógica permitiu a concretização do conhecimento transmitido por meio das aulas teóricas e favoreceu o aprendizado dos alunos, como foi verificado pelas ótimas notas adquiridas na avaliação bimestral, após a aplicação do mesmo. Além disso, essa prática pedagógica muito contribuiu para a formação dos professores. Dessa forma, a abordagem metodológica utilizada foi efetiva corroborando ser uma interessante estratégia para ser utilizada nas aulas de biologia.
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