Comentários sobre a verdade dos fatos e o testemunho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10819

Palavras-chave:

verdade; testemunho; política

Resumo

O artigo refere-se ao resultado final de um projeto de pesquisa de iniciação científica feita por estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. O projeto está vinculado à disciplina de Filosofia. O eixo da análise é a relação entre a verdade e o testemunho, mais precisamente com verdade factual. A argumentação é desenvolvida em torno das elaborações conceituais de Hannah Arendt e Giorgio Agamben. O texto sinaliza para a existência de uma tensão entre a verdade factual e a política, e nessa situação de tensão sinaliza para o lugar do testemunho no conjunto desse arranjo. Qual é o lugar do testemunho num contexto em que a tensão entre a verdade e a politica arrisca eliminar a verdade, a veracidade e a confiança entre nós? Quais são as fragilidades da verdade e do testemunho? Há riscos para a política quando do banimento da verdade dos fatos? São essas as questões que orientam a articulação dos argumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Carvalho Figueira, CAp-COLUNI/UFV

Estudante da terceira série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Bolsita de iniciação científica ( CNPq)

Maria Eduarda de Jesus Carvalho, CAp-COLUNI/UFV

Estudante da segunda série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Atuou como volutária na pesquisa.

Beatriz Gomes Batista, CAp-COLUNI/UFV

Estudante da terceira série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, atuou como voluntária no projeto.

Gabriele Loures Conceição, CAp-COLUNI/UFV

Estudante da segunda série do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, atuou como voluntária no projeto.

Referências

AGAMBEN, G. O que Resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. São Paulo: Boitempo, 2008, p.09-48
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva,2003,p.282-325
LEVI, P. Os Afogados e os Sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. 3º edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016, p.7-26
ORWELL,George. 1984. Trad. Alexandre Hubner.São Paulo: Claro Enigma,2010.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

EMERY PEREIRA, G. A.; CARVALHO FIGUEIRA, J. P. .; DE JESUS CARVALHO, M. E. .; GOMES BATISTA, B. .; LOURES CONCEIÇÃO, G. Comentários sobre a verdade dos fatos e o testemunho. REVISTA PONTO DE VISTA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 92-103, 2020. DOI: 10.47328/rpv.v9i02.10819. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10819. Acesso em: 22 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica