Ensino de Ciências em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV com um local para a formação cidadã

Autores

  • Layssa Abrantes Universidade Federal de Viçosa
  • Vinícius Catão de Assis Souza

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.14577

Palavras-chave:

Estação de Tratamento de Água, Divulgação do conhecimento, Espaços não formais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) na divulgação do conhecimento científico e na formação cidadã dos estudantes universitários e da Educação Básica. Para isso, foram aplicados dois questionários, um para os servidores da ETA-UFV responsáveis pelas visitas e outro para professores que já levaram os alunos para conhecerem o local, sendo obtidas nove respostas no primeiro e quatro no segundo. Por meio da análise de conteúdos proposta por Laurence Bardin, foi possível verificar nas discussões da técnica de coleta de dados escolhida a potencialidade da ETA-UFV como um espaço não formal de educação, tendo o potencial para auxiliar no processo de contextualização do conhecimento científico, na educação socioambiental, na alfabetização científica, no desenvolvimento do pensamento crítico e formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-11-2022

Como Citar

ABRANTES, L.; CATÃO DE ASSIS SOUZA , V. . Ensino de Ciências em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV com um local para a formação cidadã . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 01–12, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v11i2.14577. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14577. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos