Ensino de Ciências em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV com um local para a formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.14577Palavras-chave:
Estação de Tratamento de Água, Divulgação do conhecimento, Espaços não formaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa (ETA-UFV) na divulgação do conhecimento científico e na formação cidadã dos estudantes universitários e da Educação Básica. Para isso, foram aplicados dois questionários, um para os servidores da ETA-UFV responsáveis pelas visitas e outro para professores que já levaram os alunos para conhecerem o local, sendo obtidas nove respostas no primeiro e quatro no segundo. Por meio da análise de conteúdos proposta por Laurence Bardin, foi possível verificar nas discussões da técnica de coleta de dados escolhida a potencialidade da ETA-UFV como um espaço não formal de educação, tendo o potencial para auxiliar no processo de contextualização do conhecimento científico, na educação socioambiental, na alfabetização científica, no desenvolvimento do pensamento crítico e formação cidadã.
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