Uso da contextualização socioambiental para abordar a chuva ácida no ensino de química por meio de uma sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v11i02.14810

Palavras-chave:

Sequência Didática, Ensino de Química, Contextualização socioambiental, Alfabetização científica

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), no polo da Universidade Federal de Viçosa, com objetivo de elaborar e analisar uma Sequência Didática (SD) abordando o conteúdo de Chuva Ácida e os efeitos socioambientais dela decorrentes. O público-alvo foi alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Bom Despacho (MG). Procuramos com o trabalho promover a alfabetização científica a partir de uma contextualização socioambiental, além de avaliar algumas das possíveis diferenças na aprendizagem entre as modalidades presencial e remota. No decorrer da SD a contextualização foi articulada por meio de experimentos, vídeos do YouTube, imagens relacionadas à temática em estudo e reportagens que descreviam os danos ambientais provocados pela Chuva Ácida. Como o trabalho foi desenvolvido no período da pandemia da Covid-19, a pesquisa ocorreu em formato híbrido, sendo que a transmissão para os alunos remotos se deu pela plataforma Google Meet. Para avaliar o processo de aprendizagem, aplicou-se uma atividade com questões relacionadas ao conteúdo, nos permitindo verificar que os índices de acertos entre os alunos remotos e os presenciais não tiveram diferenças significativas. Na última etapa da SD, todos os alunos responderam a um questionário aberto, buscando avaliar a metodologia utilizada. Os resultados indicaram o apreço deles pela metodologia utilizada, com destaque para o dinamismo das aulas e a possibilidade de vivenciarem uma experiência de aplicação prática dos conteúdos de Química. Diante dos dados levantados, consideramos que a SD favoreceu a aprendizagem dos alunos que acompanharam as aulas de forma remota e presencial, além de promover a alfabetização científica e o desenvolvimento do pensamento crítico para atuarem na sociedade.

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Publicado

01-11-2022

Como Citar

DOMINGOS DA SILVA, F. .; CATAO DE ASSIS SOUZA, V.; SILVA, D. de J. Uso da contextualização socioambiental para abordar a chuva ácida no ensino de química por meio de uma sequência didática. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 01–17, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v11i02.14810. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14810. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos