Desenvolvimento de líderes transformacionais com visão pós-heroica:
uma perspectiva de implementação da gestão democrática nas escolas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15793Palavras-chave:
Gestão democrática, Liderança Transformacional, Visão pós-heroicaResumo
Este estudo considerou a problemática da implementação da gestão democrática no ensino público, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sabe-se que essa ação requer uma equipe coesa e solidificada em conhecimento de liderança, incluindo gestores, supervisores, professores e técnicos administrativos preparados para adotar, na prática, atitudes que consolidem o que obriga o imperativo legal. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo principal produzir um curso de qualificação profissional para a formação de líderes no Ensino Básico. Desse modo, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa em uma Instituição de Educação Básica pública da região sul de Minas Gerais. Utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada e, para a análise de dados, a a codificação. No final, desenvolveu-se um curso que apresenta a Liderança Transformacional, uma abordagem que contempla a dinâmica escolar do século XXI, e a visão de dominação pós-heroica, com menor foco em qualidades individuais, centrada no inter-relacionamento e na influência mútua, como facilitadores da implementação da gestão democrática no âmbito escolar.
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