Desenvolvimento de líderes transformacionais com visão pós-heroica:

uma perspectiva de implementação da gestão democrática nas escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15793

Palavras-chave:

Gestão democrática, Liderança Transformacional, Visão pós-heroica

Resumo

Este estudo considerou a problemática da implementação da gestão democrática no ensino público, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sabe-se que essa ação requer uma equipe coesa e solidificada em conhecimento de liderança, incluindo gestores, supervisores, professores e técnicos administrativos preparados para adotar, na prática, atitudes que consolidem o que obriga o imperativo legal. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo principal produzir um curso de qualificação profissional para a formação de líderes no Ensino Básico. Desse modo, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa em uma Instituição de Educação Básica pública da região sul de Minas Gerais. Utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada e, para a análise de dados, a a codificação. No final, desenvolveu-se um curso que apresenta a Liderança Transformacional, uma abordagem que contempla a dinâmica escolar do século XXI, e a visão de dominação pós-heroica, com menor foco em qualidades individuais, centrada no inter-relacionamento e na influência mútua, como facilitadores da implementação da gestão democrática no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio verde

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Pós-doutorando em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Eliezer Corrêa Bernal, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - Taubaté-SP - 2005. Pós-graduado em Língua Portuguesa pela UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ? (UCP), Rio de Janeiro-RJ - 2007. Bacharel em Teologia, curso livre, pela FACULDADE DE TEOLOGIA E MISSIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FATEBOM), São Paulo - SP - 1999. Habilitação em Língua Espanhola pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Exército Brasileiro (CEP), Rio de Janeiro-RJ - 2001. Mestrado em Teologia - Serviço Cristão, curso livre, pela Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus - FAETAD - Campinas - SP - 2017. Doutorando em Teologia - Estudos Teológicos, curso livre, pela Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus - FAETAD - Campinas - SP Mestrando em: Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino pelo Centro Universitário Vale do Rio Verde de Três Corações-UninCor

Referências

ABELHA, Daniel Martins; CARNEIRO, Paulo César da Costa; CAVAZOTTE, Flávia de Souza Costa Neves. Liderança transformacional e satisfação no trabalho: avaliando a influência de fatores do contexto organizacional e características individuais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, p. 516-532, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgn/a/w5bvvXRJ4X3Q73m8z9q6XkH/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 out. 2021.

BASS, Bernard M. Handbook of leadership: survey of theory and research. New York: Free Press, 1990.

BASS, Bernard M.; AVOLIO, Bruce J. Transformational leadership and organizational culture. Public administration quarterly, p. 112-121, 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40862298. Acesso em: 16 jun. 2021.

BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas: liderança e competências para o setor público. Brasília: Enap, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4283. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

BURNS, James M. Leadership. New York: Perenium, 1978.

COSTA, Jorge Adelino; CASTANHEIRA, Patrícia. A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, v. 31, n. 1, p. 13-44, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912. Acesso em: 21 nov. 2021.

ECHERRI GARCÉS, Danny. et al. Efecto modulador del liderazgo transformacional en el estrés laboral y la efectividad escolar percibida por trabajadores de educación básica de Ciudad Guzmán, Jalisco. RIDE - Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 9, n. 18, p. 845-867, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-74672019000100845&script=sci_arttext. Acesso em: 4 jul. 2021.

DITA, Priska Pravita Sari. et al. Implementation of Problem Based Learning (PBL) on interactive learning media. Journal of Technology and Humanities, v. 2, n. 2, p. 24-30, 2021. Disponível em: http://ejournal.jthkkss.com/index.php/jthkkss/article/view/42/42. Acesso em: 3 maio 2023.

EXNER, Marina Katurchi. A construção contextual das lideranças escolares: um estudo sobre a Educação Infantil paulistana. 2021. Dissertação (Mestrado). Orientador: Fernando Luiz Abrucio. Administração Pública e Governo - Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2021. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/30424. Acesso em: 20 out. 2021.

FREITAS, Igor Raymundo de. et al. Liderança em enfermagem no contexto hospitalar: percepção de enfermeiros gestores. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 40, p. 93-102, 2022. Disponível em: http://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/713. Acesso em: 3 maio 2023.

GIBBS, Graham. Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HUNTER, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KALKAN, Ümit. et al. The relationship between school administrators’ leadership styles, school culture, and organizational image. Sage Open, v. 10, n. 1, p. 2158244020902081, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2158244020902081. Acesso em: 20 out. 2021.

KOUSES, James; POSNER, Barry. O desafio da liderança. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 9. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

MARTINS, Ronei Ximenes. A Covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 25 out. 2021.

NGUYEN, Tuyet-Mai; MALIK, Ashish; BUDHWAR, Pawan. Knowledge hiding in organizational crisis: The moderating role of leadership. Journal of Business Research, v. 139, p. 161-172, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.09.026. Acesso em: 20 out. 2021.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Lima dos Santos et al. A relevância do estilo de liderança para a gestão escolar: uma proposta de fortalecimento e qualidade para o trabalho do gestor da escola pública e privada da educação básica. Dissertação (Mestrado) – Faculdades EST, Programa

de Pós-Graduação, Mestrado em Teologia São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8000/xmlui/bitstream/handle/BR-SlFE/963/oliveira_mals_tmp631.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 31 ago. 2021.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.

PEDRUZZI JUNIOR, Aloir. et al. Leitura da evolução das teorias sobre liderança. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 7, n. 1, p. 247-261, 2016. Disponível em: http://www.sustenere.co/index.php/rbadm/article/view/SPC2179-684X.2016.001.0017/712. Acesso em: 28 maio 2021.

PEREIRA, Adriana Soares. et al. Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico]. Santa Maria, BR: UFSM, NTE, 2018.

SOBRAL, Filipe; FURTADO, Liliane. A liderança pós-heroica: tendências atuais e desafios para o ensino de liderança. Revista de Administração de Empresas, v. 59, p. 209-214, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/Xggr9WGHFFyLmycjWFKRb9m/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 3 maio 2023.

SOUZA, Laura Tereza de; MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira; CARVALHO, Margarida Alice. Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública. Revista Liberato, v. 18, n. 29, p. 19-28, 2017. Disponível em: http://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525/305. Acesso em: 20 out. 2021.

VIEIRA, Sofia L.; VIDAL, Eloísa M. Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira (Democratic leadership and management in Brazilian public education). Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 11-25, 2019. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3175. Acesso em: 14 maio 2021.

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

RODRIGUES DA FONSECA, L.; CORRÊA BERNAL, E. Desenvolvimento de líderes transformacionais com visão pós-heroica: : uma perspectiva de implementação da gestão democrática nas escolas de educação básica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15793. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15793. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos