Desenvolvimento de líderes transformacionais com visão pós-heroica:

uma perspectiva de implementação da gestão democrática nas escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15793

Palavras-chave:

Gestão democrática, Liderança Transformacional, Visão pós-heroica

Resumo

Este estudo considerou a problemática da implementação da gestão democrática no ensino público, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sabe-se que essa ação requer uma equipe coesa e solidificada em conhecimento de liderança, incluindo gestores, supervisores, professores e técnicos administrativos preparados para adotar, na prática, atitudes que consolidem o que obriga o imperativo legal. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo principal produzir um curso de qualificação profissional para a formação de líderes no Ensino Básico. Desse modo, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa em uma Instituição de Educação Básica pública da região sul de Minas Gerais. Utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada e, para a análise de dados, a a codificação. No final, desenvolveu-se um curso que apresenta a Liderança Transformacional, uma abordagem que contempla a dinâmica escolar do século XXI, e a visão de dominação pós-heroica, com menor foco em qualidades individuais, centrada no inter-relacionamento e na influência mútua, como facilitadores da implementação da gestão democrática no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio verde

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Pós-doutorando em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Eliezer Corrêa Bernal, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - Taubaté-SP - 2005. Pós-graduado em Língua Portuguesa pela UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ? (UCP), Rio de Janeiro-RJ - 2007. Bacharel em Teologia, curso livre, pela FACULDADE DE TEOLOGIA E MISSIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FATEBOM), São Paulo - SP - 1999. Habilitação em Língua Espanhola pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Exército Brasileiro (CEP), Rio de Janeiro-RJ - 2001. Mestrado em Teologia - Serviço Cristão, curso livre, pela Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus - FAETAD - Campinas - SP - 2017. Doutorando em Teologia - Estudos Teológicos, curso livre, pela Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus - FAETAD - Campinas - SP Mestrando em: Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino pelo Centro Universitário Vale do Rio Verde de Três Corações-UninCor

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Publicado

30-10-2023

Como Citar

RODRIGUES DA FONSECA, L.; CORRÊA BERNAL, E. Desenvolvimento de líderes transformacionais com visão pós-heroica: : uma perspectiva de implementação da gestão democrática nas escolas de educação básica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15793. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15793. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos