O desenvolvimento de estudantes ativos na aprendizagem de Ciências e Geografia no período de ensino remoto

Autores

  • Letícia Rodrigues da Fonseca Centro Universitário Vale do Rio verde
  • Leandro Costa Fávaro Universidade Federal do Rio Grande
  • Luis Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16677

Palavras-chave:

Educação Crítica; Educação Reflexiva; Aprendizagem de Ciências e Geografia.

Resumo

O presente estudo reflete uma demanda social, decorrida da pandemia do COVID-19, que impulsionou as escolas a adentrarem abruptamente em uma nova concepção de tempo e espaço, que difundiu-se sob a denominação de modelo remoto. Consequentemente, o movimento inaugurou novas problemáticas, sendo uma delas a necessidade de seguir os princípios da educação emancipatória formando estudantes ativos, críticos e reflexivos, a partir do uso de recursos disponíveis em ambientes virtuais. Assim, objetivou-se descrever uma experiência exitosa desenvolvida em uma perspectiva multidisciplinar, relacionando as aulas de Ciências e Geografia, ao longo do primeiro semestre letivo de 2021, com 115 estudantes participantes, vinculados aos anos finais do Ensino Fundamental II de uma escola particular, de médio porte, situada na região Sul de Minas Gerais. Desenvolveu-se na forma de estudo de caso, utilizando-se da observação sistematizada, com registros diários e entrevista semiestruturada, oportunizando a efetivação de uma análise quanti-qualitativa. Identificou-se, sobretudo, o desenvolvimento ativo de conhecimentos voltados às disciplinas de Ciências e Geografia por parte dos estudantes. E, consequentemente, a ampliação do repertório acadêmico de experiências concretizadas em ambientes virtuais, vislumbrando novas metodologias de configuração de um ensino remoto pretensiosamente emancipatório.  Acredita-se que práticas pedagógicas, como a descrita neste artigo, se perpetuarão independente da superação do modelo remoto, uma vez capaz de promove a aproximação da escola às demandas contemporâneas relativas a apropriação de conhecimentos sobre a utilização dos recursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio verde

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Pós-doutorando em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Leandro Costa Fávaro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, com pós-graduação lato sensu em Educação Matemática, Psicopedagogia Institucional e Clínica , Gestão / Administração e Supervisão Escolar, e graduação em Matemática. Exerceu a Docência, Supervisão, Coordenação Pedagógica e gestão da educação, perpassando por todos os níveis e modalidades de ensino, tanto na rede Pública quanto na Privada. Atualmente é Diretor da Educação Básica do Colégio CRA - Grupo UNIS. Desenvolve pesquisas com foco nas seguintes temáticas: educação ambiental, educação a distância, currículo e ensino da matemática.

Luis Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática (UFRGS-1971), Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar Universidade de Passo Fundo (UPF-1979), Mestrado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP-1997) e Doutorado em Educação (UFRGS-2008). Atualmente é representante dos docentes da FURG no Conselho Municipal de Educação do Município do Rio Grande, Membro da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande, ProfessorTitular na área da Sociologia da Educação no Instituto de Educação da FURG, atuando como professor pesquisador desta Instituição de Ensino no Programa de Pós -Graduação em Educação Ambiental na linha de Pesquisa: "Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores". Coordenador do Grupo de Estudos Pão, Manteiga e Marx - Café de Sábado. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Marxista. Possui experiência na área de Educação, Educação Ambiental, Filosofia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais, com ênfase no Método Materialista Dialético.

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020.

ARAÚJO, G. C. C.; KUNZ, S. A. S.; SUZUKI, J. C. Metodologias Ativas e o Ensino de Geografia. Santa Maria: Arco Editores, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. 3. ed. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. 3. ed. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1998a.

CELESTINO, A. K. S.; SANTOS, C. B.; SANTOS, T. S.; SANTOS, V. S. A utilização das metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. 1-6, 2022.

CORREA, E. S.; SHINAIGGER, T. R. Smartphone como alicerce de metodologias ativas no ensino e aprendizagem da Geografia. Educationis, v. 8, n. 2, p. 19-28, 2020.

COSTA, J. P. C. S. Análises e percepções no ensino de Ciências Naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Universidade Federal do Amazonas. Humaitá, 2022.

FARIAS, F. R.; SANTOS, A. N. B.; SOARES, M. D.; BESSA, F. G. C. L. Ensino remoto de Ciências: análise das perspectivas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Hidrolândia-CE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v.7, n,3, p.521-530, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREITAS, C. A. O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas: engajamento dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

LIMA, I. S.; RIBEIRO, J. S.; GONÇALVES JÚNIOR, J. R. A.; VEIGA, P. Í. L.; FERNANDES, M. J. Metodologias ativas e ensino híbrido: como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental. EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 3, p. 40-53, 2022.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MATTOS, E. A.; SILVA, J. P. A.; RABELLO. I. R.; QUEIROZ. D. M.; NASCIMENTO, W. E. As professoras de Ciências Naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos de Estágio, v.2, n.2, p. 105-118, 2020.

MONTE JÚNIOR, T. A.; SANTOS, F. K. S. Metodologias ativas no ensino remoto emergencial (ERE) em Geografia. Revista Ensino de Geografia, v.4, n.3, p. 337-356, 2021.

MORAES, A. J. B.; MARQUES, F. V.; BEZERRA, M. A. A Prioridade do Ensino Remoto Emergencial (ERE): Desafios e Aprendizagens. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.23, n.1, p.78-87, 2022.

NASCIMENTO, T. A. T.; OLIVEIRA, H. C. Metodologias ativas aplicadas no processo de ensino em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v.8, n.4, p.63-79, 2022.

NOGUEIRA, K.; GRILLO, M. D. Teoria das Representações Sociais: história, processos e abordagens. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-17, 2020.

OLIVEIRA, A. F.; SANTOS, F. G.; CAVALCANTI, L. O.; QUEIROZ, T. A.; PRAXEDES, K. A. Geografia e ensino remoto: desafios e possibilidades em tempos de exceção. Cadernos de Estágio, v.3, n.2, p.205-226, 2021.

PACHECO, C. S.; SALLAS, A. L. F. E quando a experiência vira campo? Reflexões a partir da observação participante nas ocupações secundaristas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1121-1137, 2019.

PEREIRA, M. M.; SOUSA, S. R. C. T.; MEDEIROS, T. C.; BISPO, C. O. Uso de metodologias ativas para uma aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Pesquisar, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 37-52, nov. 2021.

SILVA, R. Clube de Ciências como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências na Educação Básica: mediação por tecnologias. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, 2022.

SILVA, A. F.; FERREIRA, J. H.; VIEIRA, C. A. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 283-304, 2019.

Downloads

Publicado

18-06-2024

Como Citar

RODRIGUES DA FONSECA, L.; COSTA FÁVARO, L.; FERNANDO MINASI, L. O desenvolvimento de estudantes ativos na aprendizagem de Ciências e Geografia no período de ensino remoto. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.16677. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16677. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)